No dia 19 de novembro é celebrado o Dia Internacional do Homem1. Além disso, novembro é o mês da conscientização sobre a saúde do homem e por isso foi instituído o movimento Novembro Azul que teve origem na Austrália, em 2003, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. No Brasil, em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha ‘Novembro Azul’ com o objetivo de alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele2-4.

 

De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade e dos Registros de Câncer de Base Populacional estima-se que, até 2025, são esperados 704 mil novos casos de câncer no Brasil. O câncer de próstata é um dos mais incidentes, com estimativa de 71.730 mil casos novos em 2025, correspondendo a um risco estimado de 67,86 casos a cada 100 mil homens2, 5.

 

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, assim como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos (pai, irmão e tio), obesidade para tipos histológicos avançados e raça, uma vez que homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer2, 6, 7.

 

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Durante a fase avançada, os sintomas incluem: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen3, 8. Assim, é essencial realizar os exames a fim de detectar precocemente o aparecimento da doença, bem como problemas na próstata3.

 

Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o exame de toque retal (exame de próstata) e o exame de PSA (dosagem de antígeno prostático específico) feita por meio da coleta de sangue para medir os níveis de PSA, uma proteína produzida pela próstata presente na corrente sanguínea e no sêmen2, 4, 5. No entanto, devido ao preconceito que envolve o exame de toque, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura3.

 

Existem algumas medidas que podem prevenir o surgimento do câncer de próstata, como: manter o peso corporal adequado, ter uma alimentação saudável, fazer atividade física regularmente, evitar bebidas alcoólicas, não fumar e identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol2, 3, 6, 7. Assim, diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, procure o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

Referências

  1. WHO – World Health Organization. International Men’s Day 2021: Enabling a Gender-sensitive Response to End TB 2021 [Available from: https://www.who.int/news/item/19-11-2021-international-men-s-day-2021-enabling-a-gender-sensitive-response-to-end-tb.
  2. INCA – Instituto Nacional de Cancer – INC. Novembro Azul 2023 2023 [Available from: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/campanhas/2023/novembro-azul.
  3. Brasil – Ministério da Saúde – MS. Novembro Azul – Mês de conscientização sobre a saúde do homem Biblioteca Virtual em Saúde: MINISTÉRIO DA SAÚDE; 2018 [Available from: https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-de-conscientizacao-sobre-a-saude-do-homem/.
  4. Nguyen-Nielsen M, Borre M. Seminars in nuclear medicine. 2016;46(6):484-90.
  5. Fundacentro. Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre a prevenção de câncer de próstata Revista Brasileira de Saúde Ocupacional – RBSO: Ministério da Saúde 2023 [Available from: https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/comunicacao/noticias/noticias/2023/novembro/novembro-azul-e-uma-campanha-de-conscientizacao-sobre-a-prevencao-de-cancer-de-prostata.
  6. Matsushita M, Fujita K, Nonomura N. Int J Mol Sci. 2020;21(4).
  7. Wilson RL, Taaffe DR, Newton RU, Hart NH, Lyons-Wall P, Galvão DA. Critical reviews in oncology/hematology. 2022;169:103543.
  8. King-Okoye M, Arber A, Faithfull S. European journal of oncology nursing : the official journal of European Oncology Nursing Society. 2017;30:48-58.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.