Sistema digestivo

A digestão é o conjunto das transformações – mecânicas e químicas – que os alimentos sofrem ao longo do sistema digestivo para se converterem em compostos menores e, assim, serem absorvidos.
 

O sistema digestivo é constituído pelo tubo digestório e pelas glândulas anexas (salivares, fígado e pâncreas). Já o aparelho digestório é formado por boca, faringe, esôfago, estômago e intestino

A absorção de alguns nutrientes – carboidratos, proteínas e gorduras -, ocorre durante a passagem do alimento digerido pelo intestino delgado.

 

Regulação Intestinal

O trato gastrointestinal (TGI) é povoado por uma centena de microrganismos que auxiliam a digestão e a absorção de nutrientes e também facilitam a síntese de várias vitaminas, principalmente da vitamina K e de vitaminas do complexo B. Por isso, uma população saudável de bactérias normais no intestino ajuda a reduzir infecções e riscos de doenças por meio de múltiplos mecanismos.

  • Trânsito intestinal

O aumento do número de bactérias intestinais no TGI contribui para a formação do bolo fecal. Uma boa formação de bolo fecal está relacionada a um trânsito intestinal mais rápido e a um menor risco de constipação e câncer de intestino.

  • Sistema imune

Pesquisas mostram que determinados microrganismos ajudam a otimizar o funcionamento do sistema imune do organismo e fortalecem suas defesas.

  • Fonte de energia

A fermentação dos carboidratos e das fibras alimentares por microrganismos intestinais resulta na produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) que atuam melhorando a captação de água e sais no intestino e que, também, podem ser usados como fonte de energia.
 

Alterações na microbiota intestinal

A microbiota intestinal, também conhecida por flora intestinal, consiste no grupo demicrorganismos que vivem no intestino. Assim como um equilíbrio da flora intestinal está relacionado à saúde, o desequilíbrio, ou seja, disbiose, está relacionado a vários problemas de saúde tanto no TGI, como diarreia e doença inflamatória intestinal, como fora dele, provocando doenças como obesidade e alergia.
 

Estudos têm demonstrado que o consumo de probióticos (microrganismos Bifidobactérias e Lactobacilos) e de fibras alimentares pode ajudar a manter um equilíbrio saudável de bactérias no TGI.

Saiba mais sobre as vantagens dos probióticos na entrevista exclusiva com Jan Debenedetto,vice-presidente sênior da Vitaquest International.

 

 

Referências

Vandenplas, Y.; Huys, G.; Daube, G.. Probiotics: an update. Jornal de Pediatria (Versão em Português), v. 91, n. 1, p. 6-21, 2015.

Moraes, Ana Carolina Franco de, et al. “Microbiota intestinal e risco cardiometabólico: mecanismos e modulação dietética.” Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia , v.58, n.4, (2014).

Binns, Nino. Probióticos, prebióticos e a microbiota intestinal. International Life Sciences Institute do Brasil, 2013.

 

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.