A obesidade é considerada uma doença multifatorial que afeta milhões de pessoas mundialmente.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões com obesidade, tornando-se um dos maiores problemas de saúde pública. No Brasil, os índices também são alarmantes, sendo que 55,7% da população está com sobrepeso e 19,8% com obesidade.

 

São inúmeras as causas que afetam o aparecimento da doença. Hoje, compreende-se que essas causas ultrapassam os maus hábitos alimentares, e incluem outros fatores como genéticos, ambientais, hormonais, psicológicos e culturais. Além disso, já está bem estabelecido que a obesidade é capaz de aumentar o fator de risco para uma série de doenças, incluindo hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares e alguns tipos de cânceres.

 

Alguns estudos mostram que ter uma alimentação equilibrada e oferecer um aporte adequado de nutrientes pode ser uma maneira eficaz e segura para prevenir ou gerenciar essa doença. Diante disso, alguns micronutrientes têm se destacado por sua importância no processo de perda de peso, sendo o cálcio um deles! Esse micronutriente presente na dieta regula muitos processos como: proliferação e diferenciação celular, formação óssea, e recentemente também tem sido relacionado com a prevenção e o tratamento da obesidade.

 

Uma metanálise realizada por Li e colaboradores (2016), com 4.733 participantes, observou um efeito positivo entre a suplementação de cálcio e alterações de peso em crianças, adolescentes, homens adultos, mulheres na pré-menopausa e idosas,  sugerindo que o aumento da ingestão de cálcio poderia reduzir o peso corporal nesses indivíduos. Além disso, Heaney e colaboradores (2002) propõem uma redução de gordura corporal com o aumento de 300 mg na ingestão diária de cálcio, sendo redução de aproximadamente 1 kg em crianças e 2,5-3,0 kg em adultos.

 

Algumas hipóteses da interação do cálcio com a perda de peso estão relacionadas com a sua atuação no metabolismo da gordura. O baixo consumo de cálcio estimula a atividade de enzimas relacionadas a lipogênese (síntese de gordura) e a inibição da lipólise (quebra de gordura), induzindo a descompensação dos estoques de gordura, dificultando assim, a perda de peso. Também tem sido demonstrado, que a suplementação de cálcio atenua a absorção de gordura, facilitando a redução de gordura corporal. Isso acontece pois o cálcio no intestino estabelece um tipo de ligação com as gorduras provenientes da alimentação, limitando de forma sutil a sua absorção.

 

Diante do potencial terapêutico desse micronutriente para o manejo da obesidade, utilizá-lo de forma estratégia pode ser essencial para melhorar a qualidade de vida da população.

 

 

Referências Bibliográficas
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis. Vigitel Brasil 2018: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico: estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2018 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2019.
Heaney RP, Davies KM, Barger-Lux MJ. Calcium and weight: Clinical studies. J. Am. Coll. Nutr. 2002. 21: 152S–155S.
Li P, Fan C; Lu Y, Qi K. Efects of calcium supplementation on body weight: A meta-analysis. Am. J. Clin. Nutr. 2016. 104: 1263–1273.
Lysen LK, Israel DA. Nutrição no controle do peso. In: Mahan LK., Escott-Stump S., Raymond JL. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
Zhang F, Ye J, Zhu X, Wang L, Gao P, Shu G, Jiang Q, Wang S. Anti-Obesity Effects of Dietary Calcium: The Evidence and Possible Mechanisms. Int J Mol Sci. 2019. 20(12):3072.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.