A semana começou com a notícia animadora da aprovação pela ANVISA de vacinas contra a COVID-19 para uso emergencial no Brasil. No entanto, enquanto a vacinação não é disponibilizada para toda a população, medidas como o isolamento social e a nutrição adequada para o suporte da imunidade continuam sendo de extrema importância para a prevenção do avanço da COVID-19, que permanece se espalhando rapidamente e afetando um número expressivo de brasileiros. Além disso, paralelamente à vacinação, persiste a busca por opções terapêuticas eficazes para a doença.

 

Alguns nutrientes têm a capacidade de modular o sistema imunológico inato e adquirido e desempenham papéis importantes na resistência antiviral. A constatação de possíveis ações sinérgicas entre nutrientes, bem como entre nutrientes e fármacos, podem permitir o desenvolvimento de formulações complexas que atuam de forma diferente dos componentes individuais.

 

Nutrientes e a imunidade antiviral
Nutrientes específicos, como o zinco, a vitamina D e a glutamina, apresentam potencial adjuvante na prevenção e tratamento de infecções virais.

 

zinco é um mineral essencial para a imunidade. Como mencionado anteriormente, estudos demonstraram uma importante atividade antiviral direta desse nutriente contra diversos vírus, como o SARS-CoV-2 (causador da COVID-19), rinovírus, influenza, vírus da herpes e vírus da hepatite E.

 

Da mesma forma, além da sua importância para a imunidade, estudos têm sugerido um papel antiviral da vitamina D. Sabe-se que esse nutriente é parte integrante da resposta imune inata e está associado ao reconhecimento de patógenos invasores (como os vírus) pelo sistema imune.

Já a glutamina é um aminoácido essencial para a proliferação de células imunes, como os linfócitos, dando suporte à produção de energia para essas células. Os linfócitos T são ativados rapidamente após sua interação com patógenos, o que requer uma alta demanda de energia com o suporte da glutamina.

 

OncoTherad
OncoTherad é um agente imunoterápico, em fase de testes clínicos, desenvolvido pelos pesquisadores Dr. Wagner José Fávaro e Dr. Nelson Durán, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O imunoterápico se mostrou seguro e eficaz para estimular o sistema imune a combater diferentes tumores, em especial o câncer de bexiga. Recentemente, foi testado em cinco pacientes com câncer de bexiga que contraíram a COVID-19, apresentando resultados promissores: o OncoTherad amenizou a inflamação no pulmão e encurtou o tempo de internação dos pacientes.

 

Interferons e as respostas antivirais
Os interferons (IFNs) são um grupo de citocinas secretadas por células imunológicas ou infectadas por vírus com funções críticas no sistema imunológico, incluindo a ativação de células imunes como macrófagos e natural killer. Essas citocinas desempenham um papel importante nas defesas antivirais da imunidade inata e são consideradas a primeira linha de defesa do organismo contra infecções por vírus.

 

Os IFNs atuam ativando a expressão de vários genes que combatem a replicação de vírus e têm sido usados terapeuticamente para doenças virais crônicas e câncer. No entanto, os coronavírus, incluindo o SARS-CoV-2, são conhecidos por suprimir e evadir as respostas antivirais dos IFNs no organismo.

 

Nesse contexto, vale notar que os nutrientes zinco, vitamina D e glutamina, bem como o imunoterápico OncoTherad, são capazes de aumentar a sinalização de IFNs, atuando como facilitadores das respostas imunológicas mediadas por essas citocinas. Dessa forma, a combinação do OncoTherad com esses nutrientes pode ser uma opção potencial na prevenção ou terapia da COVID-19.

 

Considerações finais
A combinação dos nutrientes zinco, vitamina D e glutamina com o OncoTherad pode fornecer suporte metabólico específico que, quando coordenado com seus efeitos antivirais individuais, poderia representar uma ação terapêutica e/ou preventiva contra a COVID‑19. Estudos são necessários para avaliar a combinação desses compostos e padronizar as dosagens que poderiam trazer maiores benefícios aos pacientes.

 

Para mais informações sobre a o potencial dos nutrientes e OncoTherad para o tratamento da COVID-19, acesse o estudo recente publicado pelo time de Scientific & Medical Affairs da Kilyos Nutrition em colaboração com o dr. Wagner José Fávaro da Unicamp (criador do OncoTherad) aqui.

 

Produzido por: Andrea Rodrigues Vasconcelos, PhD
 

 

Referência
Name JJ, Vasconcelos AR, Souza ACR, Fávaro WJ (2021). Vitamin D, zinc and glutamine: Synergistic action with OncoTherad immunomodulator in interferon signaling and COVID‑19 (Review). Int J Mol Med. 47(3):11. doi: 10.3892/ijmm.2021.4844.
Durán N e Fávaro WJ (2020). Immunomodulators acting on covid‑19: Actual knowledge and perspectives. J Appl Microb Res. 3: 37‑44.
Delafiori J, Alonso JCC, Santos LA, Oliveira DN, Navarro LC, Busanello ENB, Sales GM, Oliveira AN, Rocha AR, Durán N, Catharino RR, Favaro W (2020). A 78-Year Old Urothelial Cancer Patient with Faster Recovery from COVID-19: Potential Benefit from Adjuvant Active Immunotherapy. Disponível em SSRN: https://ssrn.com/abstract=3609259 ou http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3609259
Agência FAPESP. Fármaco desenvolvido para tratar câncer acelera a recuperação de casos graves de COVID-19. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/farmaco-desenvolvido-para-tratar-cancer-acelera-a-recuperacao-de-casos-graves-de-covid-19/33389/ Acesso em: 19 de janeiro de 2020.
Souza ACR, Vasconcelos AR, Prado PS, Pereira CPM (2020). Zinc, Vitamin D and Vitamin C: Perspectives for COVID-19 With a Focus on Physical Tissue Barrier Integrity. Frontiers in nutrition, 7, 295. doi: 10.3389/fnut.2020.606398

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.