O sistema digestivo é composto por diversos órgãos como a boca, o estômago e o intestino. Esse conjunto complexo de estruturas é responsável pelo processamento, digestão, absorção e eliminação correta dos alimentos e outras substâncias que consumimos no nosso dia a dia. Dentre esses órgãos, o intestino é de grande importância visto que nele se abrigam milhões de micro-organismos e neurônios, que sinalizam diferentes reações para todo o corpo humano.
Logo, o status da saúde gastrointestinal está diretamente relacionado com o funcionamento do nosso organismo, afetando desde a sensação de bem-estar até o sistema imune [1]. De fato, o desenvolvimento de algumas doenças físicas e mentais, e até mesmo de alergias, está, cada vez mais, associado a disfunções intestinais que provocam a desregulação do sistema imune [1, 2]. Dentre os mecanismos envolvidos, destaca-se o aumento da permeabilidade intestinal [3, 4], que pode servir como uma porta de entrada para patógenos e alérgenos prejudiciais à saúde (Figura 1).
Figura 1. Permeabilidade intestinal das células da mucosa.
O colostro bovino (CB), por sua vez, é fonte de mais de 25 mil compostos bioativos, como fatores imunológicos e de crescimento, além de macro e micronutrientes em altas concentrações [5]. Esse conjunto de nutrientes são importantes para a ativação do sistema imunológico e estimulação da microbiota intestinal saudável, com função tanto protetora como reparadora [6].
Estudos demonstram que o CB atua de forma ativa na restauração da microbiota intestinal e no suporte ao reparo das mucosas danificadas [6]. Além disso, seu uso está associado à melhor absorção de nutrientes, enquanto seus prebióticos naturais alimentam os micro-organismos probióticos, promovendo a integridade e equilíbrio da microbiota intestinal [6]. Dessa forma, a suplementação com colostro bovino é uma aliada na melhora da saúde gastrointestinal, além de ser segura e não estar associada a efeitos colaterais.
Produzido por: Pietra Sacramento Prado, BSc.
Referências
- Shea-Donohue, T. and J.F. Urban, Jr., Neuroimmune Modulation of Gut Function. Handb Exp Pharmacol, 2017. 239: p. 247-267.
- Kang, Y.B., Y. Cai, and H. Zhang, Gut microbiota and allergy/asthma: From pathogenesis to new therapeutic strategies. Allergol Immunopathol (Madr), 2017. 45(3): p. 305-309.
- Fujimura, K.E., et al., Role of the gut microbiota in defining human health. Expert Rev Anti Infect Ther, 2010. 8(4): p. 435-54.
- Brandtzaeg, P., Gate-keeper function of the intestinal epithelium. Benef Microbes, 2013. 4(1): p. 67-82.
- Playford, R.J. and M.J. Weiser, Bovine Colostrum: Its Constituents and Uses. Nutrients, 2021. 13(1).
- Chandwe, K. and P. Kelly, Colostrum Therapy for Human Gastrointestinal Health and Disease. Nutrients, 2021. 13(6).