A Boswellia serrata, pertencente à família Burseraceae, é uma árvore ramificada de tamanho médio encontrada na Índia, no norte da África e no Oriente Médio 1. A partir do tronco desta árvore é obtida uma goma resinosa, que posteriormente é transformada em pó, na qual encontram-se os ácidos bosvélicos, compostos bioativos dessa planta 1. As propriedades anti-inflamatória, antiartrítica e analgésica da B. serrata têm sido exploradas há milhares de anos na medicina ayurveda, com resultados promissores principalmente em doenças inflamatórias como doença inflamatória intestinal, artrite reumatóide, osteoartrite e asma 2.

 

As doenças articulares, em especial, atingem milhões de pessoas em todo o mundo e o número de pessoas afetadas aumenta consideravelmente com o envelhecimento e com o aumento da expectativa de vida global. Tratam-se de doenças degenerativas inflamatórias e crônicas, que afetam as articulações do corpo, causando inflamação, dor, rigidez articular e limitação dos movimentos, como resultado do desgaste do tecido cartilaginoso 3.

 

Atualmente, o tratamento dessas patologias está altamente associado ao uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), que apresentam uma alta prevalência de efeitos adversos para a saúde gastrointestinal, como úlceras, e para a saúde cardiovascular.

 

Nesse sentido, há um aumento na procura por alternativas ou tratamentos complementares naturais, no qual a B. serrata, ao apresentar mecanismos anti-inflamatórios semelhantes aos AINEs, bloqueando a síntese de prostaglandinas, tem se mostrado eficaz.

 

O WokVel®, desenvolvido pela Verdure Sciences, é um extrato padronizado de goma resinosa de Boswellia serrata com um mínimo de 65% de ácidos orgânicos e 40% de ácidos boswelicos totais, que apresenta diversos estudos clínicos proprietários comprovando sua segurança e eficácia clínica em doenças inflamatórias.

 

O estudo de Kimmatkar et al. (2003) analisou o efeito da suplementação de WokVel® ou placebo em indivíduos com osteoartrite de joelho, pelo período de oito semanas. Ao final do estudo os autores observaram que o grupo intervenção apresentou uma redução significativa da dor, da perda de função da articulação e do inchaço no joelho, além da melhora na amplitude do movimento articular e da capacidade física (aumento da distância de caminhada e subida de degraus), com consequente melhora da qualidade de vida dos indivíduos 4

 

Outro estudo clínico, conduzido em 2007, comparou o efeito do WokVel® com o do Valdecoxibe, um anti-inflamatório não esteroide (AINE), quando consumidos por seis meses, também em pacientes com osteoartite de joelho (40-70 anos). O WokVel® mostrou efeitos significativos, e similares aos obtidos com o Valdecoxibe, nos índices de dor e rigidez articulares, com efeitos prolongados mesmo após um mês do término da intervenção, o que não foi observado para o AINE 5. Vale ressaltar que o WokVel® não apresenta efeitos colaterais e pode ser utilizado de forma contínua, diferente do Valdecoxibe.

 

Diante disso, o WokVel® se mostra como um fitoterápico promissor, com benefícios para a saúde articular e para a nutrição esportiva e auxílio na resposta anti-inflamatória, respaldado por diversos estudos clínicos comprovando sua segurança e eficácia.

 

Produzido por: Pietra Sacramento Prado, BSc.

Referências

  1. Onodera V., Massunaga N. Revista Brasileira de Nutrição Funcional. 2016;16.
  2. Nam D.E., Kim O.K., Shim T.J., Kim J.H., et al. J Korean Soc Food Sci Nutr. 2014;43(5):631-640.
  3. Akuri M.C., Barbalho S.M., Val R.M., Guiguer E.L. Pharmacogn Rev. 2017;11(21):8-12.
  4. Kimmatkar N., Thawani V., Hingorani L., Khiyani R. Phytomedicine. 2003;10(1):3-7.
  5. Sontakke S., Thawani V., Pimpalkhute S., Kabra P., et al. Ind J Pharmacol. 2007;39(1):27-29.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.