A Boswellia serrata, pertencente à família Burseraceae, é uma árvore ramificada de tamanho médio encontrada na Índia, no norte da África e no Oriente Médio 1. A partir do tronco desta árvore é obtida uma goma resinosa, que posteriormente é transformada em pó, na qual encontram-se os ácidos bosvélicos, compostos bioativos dessa planta 1. As propriedades anti-inflamatória, antiartrítica e analgésica da B. serrata têm sido exploradas há milhares de anos na medicina ayurveda, com resultados promissores principalmente em doenças inflamatórias como doença inflamatória intestinal, artrite reumatóide, osteoartrite e asma 2.
As doenças articulares, em especial, atingem milhões de pessoas em todo o mundo e o número de pessoas afetadas aumenta consideravelmente com o envelhecimento e com o aumento da expectativa de vida global. Tratam-se de doenças degenerativas inflamatórias e crônicas, que afetam as articulações do corpo, causando inflamação, dor, rigidez articular e limitação dos movimentos, como resultado do desgaste do tecido cartilaginoso 3.
Atualmente, o tratamento dessas patologias está altamente associado ao uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), que apresentam uma alta prevalência de efeitos adversos para a saúde gastrointestinal, como úlceras, e para a saúde cardiovascular.
Nesse sentido, há um aumento na procura por alternativas ou tratamentos complementares naturais, no qual a B. serrata, ao apresentar mecanismos anti-inflamatórios semelhantes aos AINEs, bloqueando a síntese de prostaglandinas, tem se mostrado eficaz.
O WokVel®, desenvolvido pela Verdure Sciences, é um extrato padronizado de goma resinosa de Boswellia serrata com um mínimo de 65% de ácidos orgânicos e 40% de ácidos boswelicos totais, que apresenta diversos estudos clínicos proprietários comprovando sua segurança e eficácia clínica em doenças inflamatórias.
O estudo de Kimmatkar et al. (2003) analisou o efeito da suplementação de WokVel® ou placebo em indivíduos com osteoartrite de joelho, pelo período de oito semanas. Ao final do estudo os autores observaram que o grupo intervenção apresentou uma redução significativa da dor, da perda de função da articulação e do inchaço no joelho, além da melhora na amplitude do movimento articular e da capacidade física (aumento da distância de caminhada e subida de degraus), com consequente melhora da qualidade de vida dos indivíduos 4.
Outro estudo clínico, conduzido em 2007, comparou o efeito do WokVel® com o do Valdecoxibe, um anti-inflamatório não esteroide (AINE), quando consumidos por seis meses, também em pacientes com osteoartite de joelho (40-70 anos). O WokVel® mostrou efeitos significativos, e similares aos obtidos com o Valdecoxibe, nos índices de dor e rigidez articulares, com efeitos prolongados mesmo após um mês do término da intervenção, o que não foi observado para o AINE 5. Vale ressaltar que o WokVel® não apresenta efeitos colaterais e pode ser utilizado de forma contínua, diferente do Valdecoxibe.
Diante disso, o WokVel® se mostra como um fitoterápico promissor, com benefícios para a saúde articular e para a nutrição esportiva e auxílio na resposta anti-inflamatória, respaldado por diversos estudos clínicos comprovando sua segurança e eficácia.
Produzido por: Pietra Sacramento Prado, BSc.
Referências
- Onodera V., Massunaga N. Revista Brasileira de Nutrição Funcional. 2016;16.
- Nam D.E., Kim O.K., Shim T.J., Kim J.H., et al. J Korean Soc Food Sci Nutr. 2014;43(5):631-640.
- Akuri M.C., Barbalho S.M., Val R.M., Guiguer E.L. Pharmacogn Rev. 2017;11(21):8-12.
- Kimmatkar N., Thawani V., Hingorani L., Khiyani R. Phytomedicine. 2003;10(1):3-7.
- Sontakke S., Thawani V., Pimpalkhute S., Kabra P., et al. Ind J Pharmacol. 2007;39(1):27-29.