Celebrado no dia 01 de outubro, o Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, tem como objetivo reforçar a importância dos cuidados especiais com a saúde nessa fase da vida. Com o aumento da expectativa de vida, a população acima de 60 anos já representa 14,3% dos brasileiros, cerca de 29,3 milhões de pessoas, acompanhando a tendência mundial1.
Em virtude disso, as organizações de saúde têm promovido planos de ação que buscam conscientizar e promover o envelhecimento ativo e saudável da população, com cuidados preventivos e alertando sobre as doenças silenciosas da terceira idade, como a osteoporose, a sarcopenia e os distúrbios cognitivos.
A sarcopenia, em especial, embora pouco conhecida, é uma doença bastante comum e que atinge cerca de 15,4% da população idosa no Brasil, com números ligeiramente maiores para as mulheres 2. Esta condição é definida como a perda progressiva de massa muscular e força relacionadas à idade. Essa perda ocorre a partir dos 40 anos de idade e é estimada em cerca de 8% por década até a idade de 70 anos. Em seguida, há uma perda rápida que varia de 25% a 40% por década. A sarcopenia é geralmente associada a consequências graves para a saúde, como fragilidade, incapacidade e mortalidade, causando prejuízos na qualidade de vida 3, 4.
Alguns mecanismos que levam à sarcopenia têm sido levantados, como os decorrentes de processos neurodegenerativos, consumo de dietas de baixa densidade calórica e nutricional, alterações endócrinas, tabagismo, aumento do estresse oxidativo e diminuição da atividade física 4, 5.
Dentre estes fatores, a desnutrição está diretamente relacionada com a qualidade do músculo, e consequentemente com a força e massa muscular prejudicadas. A deficiência de energia, proteínas e micronutrientes acarreta prejuízos para o metabolismo muscular. Além disso, a deficiência nutricional ativa o sistema imunológico, aumentando a produção de citocinas inflamatórias que agravam doenças inflamatórias pré-existentes, submetendo o organismo a um estado inflamatório crônico, que reduz a massa muscular e, consequentemente, afeta suas funções 2.
A suplementação nutricional é uma forma segura, eficaz e prática de retardar e/ou atenuar o processo de sarcopenia, onde nutrientes chaves como o magnésio e a creatina, envolvidos na função muscular e no controle inflamatório, a colina, envolvida na função neuromuscular, e nutrientes antioxidantes, que atuam no controle do estresse oxidativo generalizado, têm demonstrado resultados significativos e promissores neste cenário. Procure um profissional de saúde e saiba mais.
Produzido por: Pietra Sacramento Prado, BSc.
Referências
- Ministério da Saúde Brasil. https://bvsms.saude.gov.br/01-10-dia-nacional-do-idoso-e-dia-internacional-da-terceira-idade/.
- Alexandre T.S., Duarte Y.A.O., Santos J.L.F., Lebrão M.L. Rev bras epidemiol. 2018;21(2).
- Kim T.N., Choi K.M. J Bone Metab. 2013;20(1):1-10.
- Sayer A.A., Robinson S.M., Patel H.P., Shavlakadze T., et al. Age Ageing. 2013;42(2):145-150.
- Morley J.E. J Nutr Health Aging. 2008;12(7):452-456.