Você provavelmente já deve ter ouvido falar que a população mundial está envelhecendo e que a expectativa de vida está aumentando, graças aos avanços tecnológicos e da medicina. No Brasil não é diferente, para se ter uma ideia, cerca de 15% da população brasileira é idosa (acima de 60 anos), valor que corresponde a aproximadamente 31 milhões de indivíduos 1.

 

Diante desse cenário, as organizações de saúde têm unido esforços para promover o envelhecimento saudável e ativo. A chave para garantir esse objetivo é a manutenção da capacidade funcional, que possibilita o bem-estar e a qualidade de vida na terceira idade, seja no âmbito individual ou de toda a sociedade 2.

 

O processo natural de envelhecimento pode influenciar negativamente as características: (i) físicas, como a redução da mobilidade; (ii) fisiológicas, como a redução do apetite; (iii) psicológicas, como as alterações de humor; e (iv) sociais, como o isolamento social, impactando diretamente na qualidade e expectativa de vida do indivíduo.

 

De fato, estima-se que 30,1% das pessoas com mais de 60 anos, no Brasil, apresentem ao menos uma limitação funcional, com dificuldade para realizar atividades básicas da vida diária 3. Além disso, a senescência é fator de risco para doenças crônicas e perdas funcionais, além de implicar em cuidados a longo prazo, com aumento da demanda de serviços do sistema de saúde 3, 4.

 

Foi pensando nessa problemática que a Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs o conceito de capacidade intrínseca (CI), visando delinear e compreender os componentes que determinam o envelhecimento saudável 2. A CI é definida como o conjunto de todas as competências físicas e mentais que um indivíduo pode desempenhar 5, sendo categorizadas em cinco domínios: locomoção, vitalidade, sensorial, cognitivo e psicológico 6.

 

A interação entre a capacidade intrínseca e a relação do indivíduo com o meio ambiente resulta na capacidade funcional (CF), utilizada para mensurar a independência e autonomia do idoso, levando em consideração aspectos como capacidade na tomada de decisões, locomoção, aprendizado, e de se relacionar e contribuir com a sociedade 6. De acordo com a OMS, a CI e a CF são dois dos três componentes essenciais do envelhecimento saudável, junto com os aspectos ambientais (onde e como o indivíduo vive) 2. Esses fatores são fortes preditores de morbidade e cuidados de dependência nos indivíduos idosos. Além disso, o acompanhamento ao longo da vida é fundamental para identificar e agir no processo de envelhecimento, antes que aconteça a manifestação clínica das doenças 4.

 

Figura 1. Relação entre a capacidade funcional, intrínseca e o meio ambiente. Adaptado de Organização Mundial da Saúde (OMS) 5.

 

Apesar de não ser novidade, pois a introdução do conceito de CI foi realizada em 2015, este tema tem recebido mais atenção nos últimos anos, sendo, inclusive, a tendência de 2023 para o mercado de suplementos. A suplementação nutricional é uma ferramenta segura, prática e eficaz de retardar o desenvolvimento de doenças, como a osteoporose, além de promover a manutenção da saúde. De fato, a deficiência de micronutrientes é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, bem como está associada ao prejuízo de funções vitais 5.

 

A otimização da capacidade intrínseca, o envelhecimento saudável, ou a longevidade, são termos diferentes para o mesmo objetivo: aumentar a capacidade funcional do indivíduo, promovendo melhor qualidade de vida, autonomia e bem-estar na terceira idade. 

 

Produzido por: Pietra Sacramento Prado, BSc e Denise Dias, MSc.

 

Referências

  1. Guimarães C. 2022; https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/um-pais-mais-velho-o-brasil-esta-preparado, 2022.
  2. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). 2022; https://sbgg.org.br/saiba-mais-sobre-o-conceito-de-capacidade-intrinseca/.
  3. Brasil. Orientações técnicas para a implementação de Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa no Sistema Único de Saúde – SUSBrasília: Ministério da Saúde; 2018:91.
  4. Wiggers E. Capacidade intrínseca entre idosos do estudo FIBRA. Ribeirão Preto: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; 2021.
  5. OMS. Decade of healthy ageing: baseline report. In: Department of Maternal N, Child & Adolescent Health & Ageing, edGeneva: World Health Organization; 2020:187.
  6. López-Ortiz S., Lista S., Peñín-Grandes S., Pinto-Fraga J., et al. Ageing Res Rev. 2022;79:101640.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.