O BeniCaros™ é um polissacarídeo (fibra solúvel) extraído do bagaço da cenoura, rico no domínio ramnogalacturonana I (RG-I)1. Trata-se de um ingrediente inovador, que possui ação prebiótica, modulando positivamente o sistema imunológico e a microbiota intestinal2.

 

Mas, se este nutriente está presente no bagaço da cenoura, não seria mais fácil simplesmente comer a cenoura? Para obter os benefícios citados, seria necessário consumir sete cenouras diariamente ou mais de 200 cenouras por mês, o que, certamente, seria inviável, enquanto apenas 300mg de BeniCaros™ por dia já é o suficiente para atingir tais benefícios3. Além disso, estas cenouras teriam que ficar horas cozinhando a fim de quebrar as estruturas celulares para liberar a RG-I e torná-la acessível ao sistema imunológico do intestino4.

 

Como o BeniCaros™ atua? A estrutura química complexa do BeniCaros™ impede que ele seja degradado pelas enzimas digestivas no trato gastrointestinal superior permitindo que ele chegue intacto ao intestino5. Dessa forma, ele atua por meio de duplo mecanismo de ação, treinando diretamente o sistema de defesa imunológico inato do corpo e estimulando indiretamente o sistema imunológico por meio da modulação da microbiota intestinal, melhorando a resistência a infecções respiratórias4.

 

Quanto à atuação direta, o BeniCaros™, no intestino delgado, sensibiliza os Receptores de Reconhecimento Padrão (PRRs) dos macrófagos e das células dendríticas, induzindo um condicionamento dessas células e tornando-as mais responsivas ao combate a patógenos6. Adicionalmente, o BeniCaros™ modula o sistema imune inato7, o qual fornece proteção imediata contra uma ampla gama de patógenos. As respostas imunes inatas eficazes limitam a extensão de uma infecção no início e podem conter muitas infecções antes mesmo de percebermos que elas já estão presentes em nosso organismo6-9.

 

Em relação à atuação indireta, o BeniCaros™, que é fermentado no trato gastrointestinal inferior, modula positivamente a composição e o funcionamento da microbiota intestinal, gerando metabólitos biologicamente ativos, como os ácidos graxos de cadeia (AGCC) curta6. Estudos mostraram que o consumo da fibra RG-I resultou em uma produção de AGCC 32% maior que a observada para a inulina, por exemplo. É importante destacar que a fermentação da RG-I pela microbiota intestinal não gera alta produção de gás, sugerindo que efeitos colaterais desfavoráveis, como inchaço e dor abdominal, podem ser menores após o consumo de RG-I10. Além desse mecanismo, o BeniCaros™ modula, ainda, o funcionamento do sistema imune de maneira sistêmica, pelo fato dos AGCC não metabolizados e as células imunes intestinais migrarem, por meio da corrente sanguínea, do intestino para o pulmão, influenciando, assim, a atividade imune pulmonar11.

 

Além de seus benefícios fisiológicos, o BeniCaros™ ainda é um ingrediente natural, sem aditivos artificiais em sua composição, é sustentável, por ser reciclado do bagaço da cenoura e possui uma ampla aplicabilidade, uma vez que é facilmente adicionado à maioria dos alimentos, bebidas e suplementos sem comprometer o sabor, o odor e a textura deles4.

 

O BeniCaros™ é utilizado no mercado norte-americano desde 2021 e é a próxima tendência do mercado no quesito saúde imunológica.

 

 

Referências: 

  1. Van den Abbeele, P., et al. Nutrients, 2023. 15(9): p. 2090.
  2. Van den Abbeele, P., et al. Microorganisms, 2021. 9(10).
  3. FoodBev, Gut Instinct. FoodBev Magazine, 2023: p. 18-20.
  4. How BeniCaros works [Available from: https://www.benicaros.com/].
  5. Van den Abbeele, P., et al. Nutrients, 2020. 12(7): p. 1917.
  6. Lutter, R., et al. Nutrients, 2021. 13(12): p. 4395.
  7. Govers, C., et al. Frontiers in Immunology, 2022. 13.
  8. Lutter, R., et al. 2021, American Thoracic Society. p. A1264-A1264.
  9. McKay, S., et al. Nutrients, 2022. 14(20): p. 4258.
  10. McKay, S., et al. AgroFOOD Industry Hi Tech, 2022. 33(3): p. 52-56.
  11. Ma, P.J., et al. Biomed Pharmacother, 2022. 155: p. 113810.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.