No dia 19 de novembro é celebrado o Dia Internacional do Homem1. Além disso, novembro é o mês da conscientização sobre a saúde do homem e por isso foi instituído o movimento Novembro Azul que teve origem na Austrália, em 2003, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. No Brasil, em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha ‘Novembro Azul’ com o objetivo de alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele2-4.
De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade e dos Registros de Câncer de Base Populacional estima-se que, até 2025, são esperados 704 mil novos casos de câncer no Brasil. O câncer de próstata é um dos mais incidentes, com estimativa de 71.730 mil casos novos em 2025, correspondendo a um risco estimado de 67,86 casos a cada 100 mil homens2, 5.
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, assim como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos (pai, irmão e tio), obesidade para tipos histológicos avançados e raça, uma vez que homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer2, 6, 7.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Durante a fase avançada, os sintomas incluem: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen3, 8. Assim, é essencial realizar os exames a fim de detectar precocemente o aparecimento da doença, bem como problemas na próstata3.
Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o exame de toque retal (exame de próstata) e o exame de PSA (dosagem de antígeno prostático específico) feita por meio da coleta de sangue para medir os níveis de PSA, uma proteína produzida pela próstata presente na corrente sanguínea e no sêmen2, 4, 5. No entanto, devido ao preconceito que envolve o exame de toque, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura3.
Existem algumas medidas que podem prevenir o surgimento do câncer de próstata, como: manter o peso corporal adequado, ter uma alimentação saudável, fazer atividade física regularmente, evitar bebidas alcoólicas, não fumar e identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol2, 3, 6, 7. Assim, diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, procure o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Referências
- WHO – World Health Organization. International Men’s Day 2021: Enabling a Gender-sensitive Response to End TB 2021 [Available from: https://www.who.int/news/item/19-11-2021-international-men-s-day-2021-enabling-a-gender-sensitive-response-to-end-tb.
- INCA – Instituto Nacional de Cancer – INC. Novembro Azul 2023 2023 [Available from: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/campanhas/2023/novembro-azul.
- Brasil – Ministério da Saúde – MS. Novembro Azul – Mês de conscientização sobre a saúde do homem Biblioteca Virtual em Saúde: MINISTÉRIO DA SAÚDE; 2018 [Available from: https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-de-conscientizacao-sobre-a-saude-do-homem/.
- Nguyen-Nielsen M, Borre M. Seminars in nuclear medicine. 2016;46(6):484-90.
- Fundacentro. Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre a prevenção de câncer de próstata Revista Brasileira de Saúde Ocupacional – RBSO: Ministério da Saúde 2023 [Available from: https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/comunicacao/noticias/noticias/2023/novembro/novembro-azul-e-uma-campanha-de-conscientizacao-sobre-a-prevencao-de-cancer-de-prostata.
- Matsushita M, Fujita K, Nonomura N. Int J Mol Sci. 2020;21(4).
- Wilson RL, Taaffe DR, Newton RU, Hart NH, Lyons-Wall P, Galvão DA. Critical reviews in oncology/hematology. 2022;169:103543.
- King-Okoye M, Arber A, Faithfull S. European journal of oncology nursing : the official journal of European Oncology Nursing Society. 2017;30:48-58.