.
Krill são pequenos crustáceos repletos de nutrientes saudáveis. O óleo de krill, por sua vez, fornece ômega-3 e astaxantina, dois nutrientes essenciais amplamente demonstrados como tendo múltiplos benefícios à saúde.

 

O krill é um crustáceo semelhante ao camarão vermelho, que vive nas águas frias dos mares polares do Sul (antártica) e do Norte (ártico)1. A biomassa de krill é considerada a maior do mundo, com cerca de 300.000 milhões de toneladas métricas localizadas no Oceano Antártico2. O krill tem uma vida útil curta (1–2 anos) e, por viver em águas limpas, é livre de metais pesados, pesticidas e dioxinas1. A principal espécie de krill, Euphausia superba, conhecida como krill antártico, é a principal fonte para extração do óleo de krill1.

 

Mas então, por que consumir óleo de krill?

 

O óleo de krill é rico em ômega-3 – ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA), e conta, ainda, com astaxantina e fosfolipídeos em sua composição (Figura 1)3.

Figura 1. Principais componentes do óleo de krill. Adaptado de3.

Os ácidos graxos ômega-3, como o EPA e o DHA, são nutrientes essenciais para o melhor desempenho do organismo, pois promovem a saúde em geral e, em especial, a saúde cerebral, cardíaca, hepática e muscular3.

 

Os fosfolipídeos são moléculas que desempenham um papel fundamental no transporte de nutrientes, como a colina e o ômega-3, para todo o organismo1. Assim, quanto maior é o teor de fosfolipídeos, melhor é a qualidade do óleo de krill e maior é o conteúdo de ômega-3 e colina.

 

A astaxantina é um poderoso antioxidante natural, sendo 6000 vezes mais potente que a vitamina C5 e, devido ao seu alto poder antioxidante, promove a saúde cardiovascular6, ocular7, cognitiva8, imunológica9, muscular10, 11 e da pele12, 13. Além disso, é a astaxantina que confere ao óleo de krill a sua bela cor vermelha e protege o produto da oxidação, eliminando a necessidade de adição de conservantes2, 3.

 

Sendo assim, o consumo desse óleo contribui para a saúde cardiovascular, hepática, cognitiva, ocular, articular, muscular, da pele e, portanto, para a saúde como um todo. Vale ressaltar que a procedência do óleo de Krill é de suma importância na garantia da obtenção de seus efeitos benéficos. A Aker BioMarine™ é uma empresa inovadora em biotecnologia e de coleta sustentável de krill antártico, que fornece a linha Superba™ com a tecnologia Flexitech™. Essa tecnologia permite purificar e concentrar com eficiência os componentes benéficos do óleo de krill e remover os sais presentes nesse óleo, a fim de fornecer sempre produtos de primeira qualidade. A Kilyos Nutrition é representante da Aker BioMarine™ no Brasil, entre em contato e saiba mais!

 

Referências

  1. Ursoniu S, Sahebkar A, Serban MC, Antal D, Mikhailidis DP, Cicero A, et al. Nutr Rev. 2017;75(5):361-73.
  2. Kwantes JM, Grundmann O. J Diet Suppl. 2015;12(1):23-35.
  3. Berge RK, Ramsvik MS, Bohov P, Svardal A, Nordrehaug JE, Rostrup E, et al. Lipids in health and disease. 2015;14:163.
  4. Nishida YY, E.; Miki, W. Carotenoid Science. 2007;111:16-20.
  5. Yoshida H, Yanai H, Ito K, Tomono Y, Koikeda T, Tsukahara H, et al. Atherosclerosis. 2010;209(2):520-3.
  6. Tso MOMNT-TL, Skokie, both of Ill., inventorMethod of retarding and amelorating central nervous system and eye damage. United States1996.
  7. Iwabayashi M, Fujioka N, Nomoto K, Miyazaki R. Anti-aging medicine. 2009;6(4):15-21.
  8. Park JS, Chyun JH, Kim YK, Line LL, Chew BP. Nutr Metab (Lond). 2010;7:18.
  9. Earnest CP, Lupo M, White KM, Church TS. Int J Sports Med. 2011;32(11):882-8.
  10. Djordjevic B, Baralic I, Kotur-Stevuljevic J, Stefanovic A, Ivanisevic J, Radivojevic N, et al. J Sports Med Phys Fitness. 2012;52(4):382-92.
  11. Tominaga K, Hongo N, Karato M, Yamashita E. Food Style 21. 2009;13(10):25-9.
  12. Hongo N, Fujishita M, Takahashi Y, Adachi Y, Takahashi J, Tominaga K, et al. Jpn Pharmacol Ther. 2017;45(1):61-72.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.