.
O Dia da Saúde Ocular, comemorado em 10 de julho, busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças oculares.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo apresentam deficiência visual. No Brasil, 50 milhões de indivíduos sofrem de algum distúrbio visual, dos quais 60% são casos de cegueira e deficiência visual que poderiam ser evitados com tratamento adequado. Doenças como conjuntivite, catarata e glaucoma são algumas das principais preocupações e podem levar à perda da visão se não forem tratadas a tempo1, 2.
No Brasil, as principais doenças oculares consistem em erros de refração (miopia, astigmatismo, hipermetropia), catarata, glaucoma e doenças da retina (retinopatia diabética, retinopatia da prematuridade, degeneração macular relacionada à idade (DMRI)), destacando que tanto o glaucoma, a DMRI e a retinopatia diabética podem causar a perda da visão. Contudo, demais doenças oculares, incluindo a conjuntivite aguda bacteriana e viral, o tracoma – conjuntivite crônica que pode levar à cegueira – e a doença do olho seco (DOS), também são doenças que demandam atenção1, 2.
Dessa forma, a campanha enfatiza a necessidade de hábitos saudáveis e cuidados específicos para manter a saúde dos olhos, além de destacar a importância das consultas regulares ao oftalmologista. Assim, para proteger a visão, é recomendado evitar coçar os olhos, remover maquiagem antes de dormir, manter a higiene ocular, e usar óculos de sol em ambientes de alta luminosidade. O controle regular do nível de glicose é crucial para prevenir problemas relacionados à diabetes. Além disso, práticas como piscar frequentemente, evitar o uso compartilhado de produtos de beleza e de muitas horas de telas eletrônicas e consumir alimentos ricos em ômega-3 são essenciais1, 2. Nesse sentido, o óleo de krill, por ser uma excelente fonte de ômega-3, EPA e DHA, pode contribuir, de forma significativa, com a saúde ocular.
O krill é um crustáceo pertencente à espécie Euphausia superba e seu óleo é extraído do Oceano Antártico3, 4. O óleo de krill tem se destacado como uma alternativa rica em ômega-3, especialmente EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosaexaenoico)3, 4, diferindo do óleo de peixe por conter esses ácidos graxos esterificados em fosfolipídios, o que aumenta sua biodisponibilidade3, 5-7. Além de proporcionar melhor absorção dos nutrientes devido à estrutura dos fosfolipídios, o óleo de krill é menos propenso a contaminações por estar no início da cadeia alimentar e viver em águas antárticas limpas8, 9. Isso o torna uma fonte mais pura e eficaz de ômega-3, maximizando os benefícios à saúde e evitando o retrogosto comum nos suplementos de óleo de peixe10.
Devido à rica composição do óleo de krill em ácidos graxos ômega-3, especialmente EPA e DHA, ele pode apresentar benefícios para a saúde ocular, visto que esses nutrientes possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias que combatem o estresse oxidativo e a inflamação, o que é de extrema importância para evitar, retardar e /ou amenizar o desenvolvimento de doenças oculares. Assim, os nutrientes presentes no óleo de krill auxiliam na saúde ocular, pois:
- DHA: fundamental para o funcionamento, a maturação, a sobrevivência e a integridade das células fotorreceptoras11, 12. Reduz o crescimento anormal de vasos sanguíneos, protegendo a retina da neurotoxicidade causada pela isquemia retiniana13.
- EPA: suprime a expressão de compostos inflamatórios, o que pode ajudar a prevenir ou retardar a progressão da degeneração macular relacionada à idade (DMRI), melhora o quadro de DOS14, 15.
- Fosfolipídeos: Ao contrário do óleo de peixe, onde os ácidos graxos ômega-3 são armazenados como triglicerídeos, no óleo de krill o EPA e o DHA são esterificados na forma fosfolipídica, o que influencia sua distribuição tecidual e sua biodisponibilidade15.
Adicionalmente, estudos comprovam que o consumo de ômega-3 acarretou a redução de 30% no risco de olho seco; aumento da formação de lágrimas; melhora da irregularidade da córnea e redução da ruptura da barreira epitelial; promoção da regeneração do nervo corneano e retardo da evaporação do filme lacrimal15-17.
A Aker BioMarine™ é uma empresa inovadora em biotecnologia e de coleta sustentável de krill antártico, que fornece a linha Superba™ com a tecnologia Flexitech™. Essa tecnologia permite purificar e concentrar com eficiência os componentes benéficos do óleo de krill e remover os sais presentes nesse óleo, a fim de fornecer sempre produtos de primeira qualidade.
A Kilyos Nutrition é representante da Aker BioMarine™ no Brasil, entre em contato e saiba mais!
Referências
- Ministério da Saúde Brasil. 10/7 – Dia da Saúde Ocular [Available from: https://bvsms.saude.gov.br/10-7-dia-da-saude-ocular-2/.
- Civil C. Dia da Saúde Ocular: cuidados com olhos podem evitar a perda da visão Gov.br2022 [Available from: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2022/julho/saude-ocular-cuidados-com-olhos-podem-evitar-a-perda-da-visao.
- Berge RK, Ramsvik MS, Bohov P, Svardal A, Nordrehaug JE, Rostrup E, et al. Lipids in health and disease. 2015;14:163.
- Ursoniu S, Sahebkar A, Serban MC, Antal D, Mikhailidis DP, Cicero A, et al. Nutr Rev. 2017;75(5):361-73.
- Tou JC, Jaczynski J, Chen YC. Nutr Rev. 2007;65(2):63-77.
- Ulven SM, Kirkhus B, Lamglait A, Basu S, Elind E, Haider T, et al. Lipids. 2011;46(1):37-46.
- Schuchardt JP, Schneider I, Meyer H, Neubronner J, von Schacky C, Hahn A. Lipids in health and disease. 2011;10:145.
- Mozaffarian D, Rimm EB. Jama. 2006;296(15):1885-99.
- Sheng L, Wang L. Comprehensive reviews in food science and food safety. 2021;20(1):738-86.
- Kobayashi K, Hamazaki K, Fujioka S, Terao K, Yamamoto J, Kobayashi S. Asia Pacific journal of clinical nutrition. 2007;16(3):429-34.
- Litman BJ, Niu SL, Polozova A, Mitchell DC. Journal of molecular neuroscience : MN. 2001;16(2-3):237-42; discussion 79-84.
- Rotstein NP, Politi LE, German OL, Girotti R. Investigative ophthalmology & visual science. 2003;44(5):2252-9.
- Connor KM, SanGiovanni JP, Lofqvist C, Aderman CM, Chen J, Higuchi A, et al. Nat Med. 2007;13(7):868-73.
- Oleñik A. Clinical ophthalmology (Auckland, NZ). 2014;8:169-76.
- Deinema LA, Vingrys AJ, Wong CY, Jackson DC, Chinnery HR, Downie LE. Ophthalmology. 2017;124(1):43-52.
- Downie LE, Ng SM, Lindsley KB, Akpek EK. The Cochrane database of systematic reviews. 2019;12(12):Cd011016.
- Kangari H, Eftekhari MH, Sardari S, Hashemi H, Salamzadeh J, Ghassemi-Broumand M, et al. Ophthalmology. 2013;120(11):2191-6.