Você sabia que uma ação tão simples e corriqueira como caminhar pode impactar significativamente a sua saúde? Quando praticada corretamente, a caminhada gera benefícios poderosos para a saúde, auxiliando na perda peso, redução da pressão arterial e do colesterol, melhora da memória e do humor, e ainda reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e muito mais [1].

 

Caracterizada como uma atividade física de intensidade leve à moderada, caminhar é uma excelente ferramenta no combate ao sedentarismo que, associado a outros maus hábitos como o tabagismo, o alcoolismo e a má alimentação, são as principais causas evitáveis para o desenvolvimento de doenças crônicas, responsáveis pela maior morbidade e mortalidade prematura nos países desenvolvidos [2]. No Brasil, 40,3% da população adulta é sedentária, de acordo com os dados da pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2019 [3].

 

O relatório Walking for Health, desenvolvido pela universidade de Harvard, traz dados interessantes sobre o poder da caminhada para a saúde. Por exemplo, caminhar por 2,5 horas por semana, o equivalente a apenas 21 minutos por dia, pode reduzir o risco de doenças cardíacas em 30% [1]. Outro estudo mencionado no relatório verificou que para cada minuto de caminhada rápida, houve uma diminuição do risco de obesidade em 5% [1].

 

O estudo conduzido pelo Diabetes Prevention Project, identificou que 150 minutos por semana de caminhada rápida foram capazes de reduzir o risco da evolução da intolerância à glicose para diabetes tipo 2, em mais de 50% [4]. Da mesma forma, uma meta-análise de quatro estudos usando uma intervenção semelhante de atividade física, que incluiu caminhar, relatou uma redução de 44% nas lesões causadas por quedas em idosos [5].

 

A saúde mental também é beneficiada por essa atividade física. Estudos apontam que caminhar ajuda a aliviar o estresse diário, a tensão e muitas pessoas alegam que também ajuda a “limpar a mente”, melhorando o foco e a resolução de problemas [1]. Na população idosa, a caminhada está sendo proposta como um meio para prevenir a demência, visto que a prevalência de comprometimento cognitivo aumenta drasticamente com o envelhecimento. Em um estudo de coorte, caminhar por pelo menos 30 minutos por dia, com intensidade moderada, foi associado a uma redução de 34% no risco de comprometimento cognitivo em mulheres idosas [6].

 

E não para por aí, caminhar também promove uma série de benefícios indiretos, como o aumento da interação social e maior exposição a ambientes naturais, fatores que estão diretamente associados a uma melhor saúde física e mental [7-9]. Além do mais, caminhar é uma atividade gratuita, fácil, que pode ser realizada em qualquer lugar sem a necessidade de equipamentos, e que se feita corretamente não acarreta efeitos colaterais.

 

Diante de todos esses benefícios, que tal parar com as desculpas do tipo “não tenho tempo” e começar a caminhar diariamente. Por exemplo, tentar diminuir a utilização de veículos quando for percorrer curtas distâncias. Portanto, calce os sapatos e redescubra a alegria de caminhar e ser mais saudável!

 

Produzido por: Pietra Sacramento Prado, BSc e Renata Cavalcanti, PhD
 

 

Referências
1.    Harvard Health Publishing.  https://www.health.harvard.edu/exercise-and-fitness/walking-for-health. Accessed 28/09/2021. 2.    Lee I.M., Buchner D.M. Med Sci Sports Exerc. 2008;40(7 Suppl):S512-518. 3.    Agência Brasil. 2020; https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-11/ibge-403-dos-adultos-sao-considerados-sedentarios-no-brasil. Accessed 28/09/2021. 4.    Knowler W.C., Barrett-Connor E., Fowler S.E., Hamman R.F., et al. N Engl J Med. 2002;346(6):393-403. 5.    Yaffe K., Barnes D., Nevitt M., Lui L.Y., et al. Arch Intern Med. 2001;161(14):1703-1708. 6.    Bratman G.N., Hamilton J.P., Daily G.C. Ann N Y Acad Sci. 2012;1249:118-136. 7.    White M.P., Alcock I., Grellier J., Wheeler B.W., et al. Sci Rep. 2019;9(1):7730. 8.    Shankar A., Hamer M., McMunn A., Steptoe A. Psychosom Med. 2013;75(2):161-170.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.