.

O Dia da Saúde Ocular, comemorado em 10 de julho, busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças oculares.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo apresentam deficiência visual. No Brasil, 50 milhões de indivíduos sofrem de algum distúrbio visual, dos quais 60% são casos de cegueira e deficiência visual que poderiam ser evitados com tratamento adequado. Doenças como conjuntivite, catarata e glaucoma são algumas das principais preocupações e podem levar à perda da visão se não forem tratadas a tempo1, 2.

 

No Brasil, as principais doenças oculares consistem em erros de refração (miopia, astigmatismo, hipermetropia), catarata, glaucoma e doenças da retina (retinopatia diabética, retinopatia da prematuridade, degeneração macular relacionada à idade (DMRI)), destacando que tanto o glaucoma, a DMRI e a retinopatia diabética podem causar a perda da visão. Contudo, demais doenças oculares, incluindo a conjuntivite aguda bacteriana e viral, o tracoma – conjuntivite crônica que pode levar à cegueira – e a doença do olho seco (DOS), também são doenças que demandam atenção1, 2.

 

Dessa forma, a campanha enfatiza a necessidade de hábitos saudáveis e cuidados específicos para manter a saúde dos olhos, além de destacar a importância das consultas regulares ao oftalmologista. Assim, para proteger a visão, é recomendado evitar coçar os olhos, remover maquiagem antes de dormir, manter a higiene ocular, e usar óculos de sol em ambientes de alta luminosidade. O controle regular do nível de glicose é crucial para prevenir problemas relacionados à diabetes. Além disso, práticas como piscar frequentemente, evitar o uso compartilhado de produtos de beleza e de muitas horas de telas eletrônicas e consumir alimentos ricos em ômega-3 são essenciais1, 2. Nesse sentido, o óleo de krill, por ser uma excelente fonte de ômega-3, EPA e DHA, pode contribuir, de forma significativa, com a saúde ocular.

 

O krill é um crustáceo pertencente à espécie Euphausia superba e seu óleo é extraído do Oceano Antártico3, 4. O óleo de krill tem se destacado como uma alternativa rica em ômega-3, especialmente EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosaexaenoico)3, 4, diferindo do óleo de peixe por conter esses ácidos graxos esterificados em fosfolipídios, o que aumenta sua biodisponibilidade3, 5-7. Além de proporcionar melhor absorção dos nutrientes devido à estrutura dos fosfolipídios, o óleo de krill é menos propenso a contaminações por estar no início da cadeia alimentar e viver em águas antárticas limpas8, 9. Isso o torna uma fonte mais pura e eficaz de ômega-3, maximizando os benefícios à saúde e evitando o retrogosto comum nos suplementos de óleo de peixe10.

 

Devido à rica composição do óleo de krill em ácidos graxos ômega-3, especialmente EPA e DHA, ele pode apresentar benefícios para a saúde ocular, visto que esses nutrientes possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias que combatem o estresse oxidativo e a inflamação, o que é de extrema importância para evitar, retardar e /ou amenizar o desenvolvimento de doenças oculares. Assim, os nutrientes presentes no óleo de krill auxiliam na saúde ocular, pois:

 

  • DHA: fundamental para o funcionamento, a maturação, a sobrevivência e a integridade das células fotorreceptoras11, 12. Reduz o crescimento anormal de vasos sanguíneos, protegendo a retina da neurotoxicidade causada pela isquemia retiniana13.

 

  • EPA: suprime a expressão de compostos inflamatórios, o que pode ajudar a prevenir ou retardar a progressão da degeneração macular relacionada à idade (DMRI), melhora o quadro de DOS14, 15.

 

  • Fosfolipídeos: Ao contrário do óleo de peixe, onde os ácidos graxos ômega-3 são armazenados como triglicerídeos, no óleo de krill o EPA e o DHA são esterificados na forma fosfolipídica, o que influencia sua distribuição tecidual e sua biodisponibilidade15.

 

Adicionalmente, estudos comprovam que o consumo de ômega-3 acarretou a redução de 30% no risco de olho seco; aumento da formação de lágrimas; melhora da irregularidade da córnea e redução da ruptura da barreira epitelial; promoção da regeneração do nervo corneano e retardo da evaporação do filme lacrimal15-17.

 

A Aker BioMarine™ é uma empresa inovadora em biotecnologia e de coleta sustentável de krill antártico, que fornece a linha Superba™ com a tecnologia Flexitech™. Essa tecnologia permite purificar e concentrar com eficiência os componentes benéficos do óleo de krill e remover os sais presentes nesse óleo, a fim de fornecer sempre produtos de primeira qualidade. 

 

A Kilyos Nutrition é representante da Aker BioMarine™ no Brasil, entre em contato e saiba mais!

 

 

Referências

 

  1. Ministério da Saúde Brasil. 10/7 – Dia da Saúde Ocular [Available from: https://bvsms.saude.gov.br/10-7-dia-da-saude-ocular-2/.
  2. Civil C. Dia da Saúde Ocular: cuidados com olhos podem evitar a perda da visão Gov.br2022 [Available from: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2022/julho/saude-ocular-cuidados-com-olhos-podem-evitar-a-perda-da-visao.
  3. Berge RK, Ramsvik MS, Bohov P, Svardal A, Nordrehaug JE, Rostrup E, et al. Lipids in health and disease. 2015;14:163.
  4. Ursoniu S, Sahebkar A, Serban MC, Antal D, Mikhailidis DP, Cicero A, et al. Nutr Rev. 2017;75(5):361-73.
  5. Tou JC, Jaczynski J, Chen YC. Nutr Rev. 2007;65(2):63-77.
  6. Ulven SM, Kirkhus B, Lamglait A, Basu S, Elind E, Haider T, et al. Lipids. 2011;46(1):37-46.
  7. Schuchardt JP, Schneider I, Meyer H, Neubronner J, von Schacky C, Hahn A. Lipids in health and disease. 2011;10:145.
  8. Mozaffarian D, Rimm EB. Jama. 2006;296(15):1885-99.
  9. Sheng L, Wang L. Comprehensive reviews in food science and food safety. 2021;20(1):738-86.
  10. Kobayashi K, Hamazaki K, Fujioka S, Terao K, Yamamoto J, Kobayashi S. Asia Pacific journal of clinical nutrition. 2007;16(3):429-34.
  11. Litman BJ, Niu SL, Polozova A, Mitchell DC. Journal of molecular neuroscience : MN. 2001;16(2-3):237-42; discussion 79-84.
  12. Rotstein NP, Politi LE, German OL, Girotti R. Investigative ophthalmology & visual science. 2003;44(5):2252-9.
  13. Connor KM, SanGiovanni JP, Lofqvist C, Aderman CM, Chen J, Higuchi A, et al. Nat Med. 2007;13(7):868-73.
  14. Oleñik A. Clinical ophthalmology (Auckland, NZ). 2014;8:169-76.
  15. Deinema LA, Vingrys AJ, Wong CY, Jackson DC, Chinnery HR, Downie LE. Ophthalmology. 2017;124(1):43-52.
  16. Downie LE, Ng SM, Lindsley KB, Akpek EK. The Cochrane database of systematic reviews. 2019;12(12):Cd011016.
  17. Kangari H, Eftekhari MH, Sardari S, Hashemi H, Salamzadeh J, Ghassemi-Broumand M, et al. Ophthalmology. 2013;120(11):2191-6.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.