Celebrado no dia 01 de outubro, o Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, tem como objetivo reforçar a importância dos cuidados especiais com a saúde nessa fase da vida. Com o aumento da expectativa de vida, a população acima de 60 anos já representa 14,3% dos brasileiros, cerca de 29,3 milhões de pessoas, acompanhando a tendência mundial1.

 

Em virtude disso, as organizações de saúde têm promovido planos de ação que buscam conscientizar e promover o envelhecimento ativo e saudável da população, com cuidados preventivos e alertando sobre as doenças silenciosas da terceira idade, como a osteoporose, a sarcopenia e os distúrbios cognitivos.

 

A sarcopenia, em especial, embora pouco conhecida, é uma doença bastante comum e que atinge cerca de 15,4% da população idosa no Brasil, com números ligeiramente maiores para as mulheres 2. Esta condição é definida como a perda progressiva de massa muscular e força relacionadas à idade. Essa perda ocorre a partir dos 40 anos de idade e é estimada em cerca de 8% por década até a idade de 70 anos. Em seguida, há uma perda rápida que varia de 25% a 40% por década. A sarcopenia é geralmente associada a consequências graves para a saúde, como fragilidade, incapacidade e mortalidade, causando prejuízos na qualidade de vida 3, 4.

 

Alguns mecanismos que levam à sarcopenia têm sido levantados, como os decorrentes de processos neurodegenerativos, consumo de dietas de baixa densidade calórica e nutricional, alterações endócrinas, tabagismo, aumento do estresse oxidativo e diminuição da atividade física 4, 5.

 

Dentre estes fatores, a desnutrição está diretamente relacionada com a qualidade do músculo, e consequentemente com a força e massa muscular prejudicadas. A deficiência de energia, proteínas e micronutrientes acarreta prejuízos para o metabolismo muscular. Além disso, a deficiência nutricional ativa o sistema imunológico, aumentando a produção de citocinas inflamatórias que agravam doenças inflamatórias pré-existentes, submetendo o organismo a um estado inflamatório crônico, que reduz a massa muscular e, consequentemente, afeta suas funções 2.

 

A suplementação nutricional é uma forma segura, eficaz e prática de retardar e/ou atenuar o processo de sarcopenia, onde nutrientes chaves como o magnésio e a creatina, envolvidos na função muscular e no controle inflamatório, a colina, envolvida na função neuromuscular, e nutrientes antioxidantes, que atuam no controle do estresse oxidativo generalizado, têm demonstrado resultados significativos e promissores neste cenário. Procure um profissional de saúde e saiba mais.

 

 

Produzido por: Pietra Sacramento Prado, BSc.

Referências

  1. Ministério da Saúde Brasil. https://bvsms.saude.gov.br/01-10-dia-nacional-do-idoso-e-dia-internacional-da-terceira-idade/.
  2. Alexandre T.S., Duarte Y.A.O., Santos J.L.F., Lebrão M.L. Rev bras epidemiol. 2018;21(2).
  3. Kim T.N., Choi K.M. J Bone Metab. 2013;20(1):1-10.
  4. Sayer A.A., Robinson S.M., Patel H.P., Shavlakadze T., et al. Age Ageing. 2013;42(2):145-150.
  5. Morley J.E. J Nutr Health Aging. 2008;12(7):452-456.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.