“O que causa o câncer?”

Essa é uma questão que tem intrigado pessoas há várias gerações, já que são observados diferentes tipos de câncer em diferentes regiões do mundo. Sabe-se que pessoas que migraram para outros países desenvolveram tipos de câncer comuns em suas pátrias de adoção, demonstrando que, em geral, a maioria dos cânceres é provocado por exposição ao meio ambiente ao invés de fatores genéticos.
 

Obesidade e Câncer

A prevalência global de sobrepeso e obesidade vem aumentando em todo mundo nas últimas décadas. Em 1980, 24,6% da população mundial apresentava excesso de peso (IMC≥ 25 Kg/m2) e em 2008 esse número aumentou para 34,4%. Já o número de obesos, no mesmo período, quase duplicou: 1980, 6,4% eram obesos (IMC≥ 30 Kg/m2), já em 2008 eram 12%. Em muitos países, tem causado forte impacto sobre as principais doenças crônicas não transmissíveis, incluindo as doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2  e câncer.
 

Excesso de peso / Obesidade tem sido relacionado à ocorrência de vários tipos de câncer em países com elevada prevalência de excesso de peso/obesidade, como os Estados Unidos, onde 100.000 novos casos de câncer foram diagnosticados em 2012.
 

O paciente obeso encontra-se num estado de inflamação subclínica no qual são produzidas várias citocinas inflamatórias. Dessa maneira, esse quadro influencia o desenvolvimento dos cânceres.
 

No estudo realizado com mulheres na pós-menopausa, foi observado que o aumento de peso estava associado com o aumento do risco de ter câncer de mama (5%) e de endométrio (17%) e que a perda de peso reduz esse risco. Em outro estudo realizado com adultos de ambos os sexos com idade entre 20 e 50 anos verificou que o ganho de peso aumenta em 60% o risco de câncer de cólon.
 

O excesso de peso também pode prejudicar a sobrevida dos pacientes. Por exemplo, pacientes com câncer de cólon e excesso de peso apresentam maior mortalidade (25%) do que os pacientes com peso normal.
 

Considerações finais

Mudanças no estilo de vida com reeducação alimentar e práticas de atividade podem auxiliar na redução dos riscos e atuar prevenindo doenças como os cânceres quanto melhorando a sobrevida dos pacientes já diagnosticados com a doença.
 


 

 

 

 

Referências:

Arnold, M., Leitzmann, M., Freisling, H., Bray, F., Romieu, I., Renehan, A., & Soerjomataram, I. (2016). Obesity and cancer: An update of the global impact. Cancer Epidemiology, 41, 8-15.
Blackadar, C. B. (2016). Historical review of the causes of cancer. World journal of clinical oncology, 7(1), 54.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.