Representação de como seria o ovário policistíco

 

A suplementação nutricional é uma aliada importante para a manutenção da saúde de mulheres diagnosticadas com SOP, principalmente porque estudos demonstram que a maioria dessas mulheres consome uma dieta desbalanceada, então conheça o papel da colina na Síndrome do ovário policístico

 

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é um distúrbio que interfere no processo normal de ovulação da mulher, em virtude de um desequilíbrio hormonal que leva à formação de cistos, principal característica da doença. Os níveis aumentados do hormônio masculino (testosterona) podem se manifestar no excesso de pelos no rosto, seios e abdômen (hirsutismo), na queda de cabelo, nas manchas e oleosidade na pele, nas acnes, na irregularidade menstrual e, até mesmo, na infertilidade1.

 

Esta síndrome afeta entre 5% e 13% das mulheres em idade reprodutiva2, principalmente, entre 17 e 39 anos. As portadoras da síndrome ovulam com menor frequência e têm ciclos menstruais, em geral, irregulares3. Além das manifestações no sistema reprodutivo, muitas pacientes com SOP também desenvolvem outras doenças crônicas associadas como obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e câncer de endométrio2.

 

A colina é um nutriente essencial que desempenha um papel central em diversas vias metabólicas, atuando tanto na função quanto na estrutura celular, e podendo ser encontrada de forma livre na corrente sanguínea ou no interior das células4. A colina é precursora de moléculas importantes para o organismo humano, como a betaína que atua na redução dos níveis de homocisteína (Hcy) uma molécula que, em altos níveis, desencadeia diversos prejuízos à saúde, incluindo doenças hepáticas, cardiometabólicas e reprodutivas5-9.

 

Colina e a Síndrome do Ovário Policístico

 

Uma análise do perfil metabólico de mulheres com SOP mostrou menores níveis de colina no sangue quando comparado com mulheres saudáveis10. Além disso, parece haver uma estreita relação entre baixos níveis de colina e hiper-homocisteinemia em mulheres diagnosticadas com SOP7.

 

Adicionalmente, a colina também atua no perfil lipídico, uma vez que age no transporte e direcionamento adequado de lipídios do fígado para a corrente sanguínea, prevenindo o acúmulo de gordura neste órgão e, por consequência nos demais estoques de gordura corporal11, processo que pode ser afetado pela deficiência desse nutriente11, 12.

 

Dessa forma, considerando os dados relatados acima sobre a colina, somado ao fato de o consumo desse nutriente pela população estar bem abaixo do recomendado13, destaca-se a importância da suplementação de colina na dieta dos indivíduos, especialmente em mulheres diagnosticadas com SOP. Procure orientação médica e saiba mais sobre os benefícios da suplementação de colina!

 

Referências:
  1. Meier RK. Nurs Clin North Am. 2018;53(3):407-20.
  2. Sociedade Brasileira de Patologia. Precisamos falar sobre a Síndrome dos Ovários Policísticos: SBP; 2016 [Available from: http://www.sbp.org.br/precisamos-falar-sobre-a-sindrome-dos-ovarios-policisticos/?gclid=CjwKCAjwmqKJBhAWEiwAMvGt6M5Lf81_OWvnwIQdyUWA1xH3uoHw4Lk74KyF-ytQrTlpEo8A2hpCqhoCD3EQAvD_BwE.
  3. Santos TS, de Santana Batista A, Brandão IM, de Carvalho FLO, Martins FL, de Moura Costa D, et al. Revista Saúde em Foco. 2019;11.
  4. Penry JT, Manore MM. International journal of sport nutrition and exercise metabolism. 2008;18(2):191-203.
  5. Tinelli C, Di Pino A, Ficulle E, Marcelli S, Feligioni M. Front Nutr. 2019;6:49.
  6. Kumar A, Palfrey HA, Pathak R, Kadowitz PJ, Gettys TW, Murthy SN. Nutr Metab (Lond). 2017;14:78.
  7. Alesi S, Ee C, Moran LJ, Rao V, Mousa A. Adv Nutr. 2022;13(4):1243-66.
  8. Jiang X, West AA, Caudill MA. Trends Endocrinol Metab. 2014;25(5):263-73.
  9. Zeisel SH. Int J Womens Health. 2013;5:193-9.
  10. Sun L, Hu W, Liu Q, Hao Q, Sun B, Zhang Q, et al. Journal of proteome research. 2012;11(5):2937-46.
  11. Yao ZM, Vance DE. The Journal of biological chemistry. 1988;263(6):2998-3004.
  12. Zeisel SH, Szuhaj BF. Choline, phospholipids, health, and disease.: The American Oil Chemists Society; 1998.
  13. Keast DR. Washington, DC 2007.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.