acne é uma doença de pele bastante comum que afeta de 85% a 100% da população em algum momento da vida. São lesões resultantes da ação dos hormônios sobre as glândulas sebáceas da pele. Geralmente, adolescentes entre 14 e 17 anos (35 a 90%) são os mais afetados.
 

A duração da doença é variável, persistindo na idade adulta em cerca de 50% das pessoas acometidas. Atinge ambos os sexos, sendo mais grave e prevalente nos homens, devido à influência dos hormônios masculinos.
 

Entre médicos e pacientes, existem dúvidas e afirmações precipitadas sobre a relação entre a dieta e a acne que, muitas vezes, nos confundem. Por isso, o post da semana é, justamente, para clarear um pouco a nossa mente: vamos explicar alguns mitos e verdades sobre a acne

– Obesidade provoca espinhas
 

Mito. Muitas pessoas relacionam a obesidade com a ocorrência de acne. No entanto, recentemente foi descoberto que não é quantidade, e sim a qualidade dos alimentos que têm a ver com a obesidade.
 

Estudos têm demonstrado que o consumo de alimentos de alto índice glicêmico têm relação com a acne por causa do aumento da produção de insulina (hiperinsulinemia) provocado por tais alimentos. Isso ocorre devido ao aumento da produção do IGF-1 (Insulin-like Growth Factor), que aumenta a produção sebácea, estimulando o surgimento e o agravamento da acne.

– Chocolate causa acne

Verdade. Com base no exposto acima, sugere-se que o consumo de chocolate possa ter relação com a acne por possuir compostos que também provocam a hiperinsulinemia.

– Leite e derivados agravam a acne

Verdade. O leite, apesar de apresentar baixo índice glicêmico, tem sido relacionado com a acne devido ao fato de sua composição (precursores andrógenos e esteróides) aumentar a produção sebácea.

– O consumo de gorduras causa acne

Mito. O consumo de gorduras também tem sido relacionado com a ocorrência de acne. Pesquisas têm demonstrado que o consumo em excesso de ácidos graxos monoinsaturados prejudica a queratinização da pele, causando a acne. Porém, o consumo de ácidos graxos poli-insaturados ω-3 tem sido considerado terapêutico no tratamento da acne, devido à sua ação anti-inflamatória. Portanto, não é o consumo de gordura “per si” que promove a acne, mas a quantidade e o tipo de gordura consumida.

– Zinco e vitamina A previnem e melhoram a acne

Verdade. Estudos feitos com pessoas que sofriam de acne grave revelaram que estas apresentavam baixos níveis de retinol (vitamina A) e de zinco no sangue.  Além disso, tem se observado que dietas com baixo teor de zinco pioram/ativam a acne. Por isso, pode-se concluir que esses minerais têm atuação na redução e melhora da acne e que sua deficiência pode acarretar piora do quadro de quem tem a doença.

Para manter a beleza e a saúde da pele, acima de tudo é preciso manter hábitos de vida saudáveis, praticar exercícios e ter uma alimentação equilibrada.

 
 

Referências

COSTA, Adilson; LAGE, Denise; MOISÉS, Thaís Abdalla. Acne e dieta: verdade ou mito?. An. bras. dermatol, v. 85, n. 3, p. 346-353, 2010.

SILVA, Ana Margarida Ferreira da ; COSTA, Francisco Pinto da; MOREIRA, Margarida. Acne vulgar: diagnóstico e manejo pelo médico de família e comunidade. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, v. 9, n. 30, p. 54-63, 2014.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.