O intestino humano abriga cerca de 100 trilhões de bactérias, que não apenas compõem a microbiota intestinal, mas são responsáveis por influenciar diversos aspectos da nossa saúde 1. Essa complexa rede de bactérias benéficas, também conhecida como probióticos, apresentam inúmeras funções em organismos humanos, sendo a sua principal a manutenção do equilíbrio adequado entre os agentes causadores de doenças e as bactérias benéficas 2, além de otimizar a absorção de nutrientes, prevenir infecções e modular o sistema imune normal 3.

 

Para exercer tais benefícios, os probióticos precisam não apenas transitar no trato gastrointestinal, mas devem também colonizar e proliferar o intestino em concentrações adequadas 4.

 

Diante disso, os prebióticos se apresentam como uma maneira eficaz, simples e segura de promover a manutenção do equilíbrio da microbiota intestinal, uma vez que auxiliam na proliferação e na adesão das bactérias benéficas à superfície da mucosa intestinal 5.

 

Os prebióticos são componentes alimentares não-digeríveis (fibras) que atuam como um “alimento” para esses microrganismos bons, auxiliando na sua proliferação, em detrimento de outros grupos de bactérias potencialmente nocivas, como clostrídios, enterococos e enterobactérias 3. Ou seja, a ingestão de prebióticos alimenta, de forma seletiva, as bactérias benéficas, com destaque para os gêneros Lactobacillus e Bifidobacterium, permitindo que elas dominem o intestino e compitam com bactérias potencialmente nocivas, criando um ambiente ácido que é menos favorável para estes microrganismos nocivos 4.

 

O colostro bovino (CB), por sua vez, dentre seus mais de 25 mil compostos bioativos, apresenta em sua composição os oligossacarídeos, açúcares com forte ação prebiótica, que estimulam a proliferação dos probióticos, sem ocasionar o desconforto típico de prebióticos tradicionais, como GOS e FOS 4.

 

Estudos demonstram que o CB estimula o crescimento de diferentes tipos de cepas probióticas 2 e auxilia na aderência dos probióticos à parede intestinal 5, além de promover o equilíbrio microbiota, uma vez que suas imunoglobulinas possuem a capacidade de ligar-se a patógenos no intestino, como salmonella e rotavírus, reduzindo os riscos de infecções 5, favorecendo, assim, a formação e a manutenção de uma microbiota intestinal saudável e equilibrada.

 

Considerando seus diferentes benefícios, a combinação de probióticos e prebióticos apresenta efeitos ainda melhores para a saúde humana, pois agem de forma sinérgica 3. De fato, um estudo conduzido com crianças demonstrou que a associação do CB com probióticos foi eficaz em reduzir episódios de infecções do trato respiratório, em comparação com crianças que receberam apenas probióticos 6.

 

Vale ressaltar, ainda, que o CB possui uma abordagem abrangente e multifacetada para a saúde digestiva, ao atuar também de forma ativa na restauração da microbiota intestinal e no suporte ao reparo das mucosas danificadas 7. Dessa forma, a suplementação com colostro bovino é uma aliada na melhora da saúde gastrointestinal, além de ser segura e não estar associada a efeitos colaterais.

Produzido por: Pietra Sacramento Prado, BSc.

 

Referências

  1. Wang H.X., Wang Y.P. Chin Med J (Engl). 2016;129(19):2373-2380.
  2. Oelschlaeger T.A. International journal of medical microbiology : IJMM. 2010;300(1):57-62.
  3. Markowiak P., Slizewska K. Nutrients. 2017;9(9).
  4. Zivkovic A.M., Barile D. Adv Nutr. 2011;2(3):284-289.
  5. Morrin S.T., McCarthy G., Kennedy D., Marotta M., et al. AMB Express. 2020;10(1):114.
  6. Nigro A., Nicastro A., Trodella R. Int J Immunopathol Pharmacol. 2014;27(3):455-460.
  7. Chandwe K., Kelly P. Nutrients. 2021;13(6).

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.