Os oligossacarídeos do leite humano (HMO, do inglês human milk oligosaccharides) são açúcares, fontes de carboidratos, como a lactose, encontrados apenas no leite materno 1, 2. Eles oferecem diversos benefícios à saúde do lactente nos primeiros dias de vida, auxiliando no desenvolvimento da microbiota intestinal, na modulação do sistema imunológico e no desenvolvimento do cérebro 2.

 

No trato gastrointestinal (TGI), os HMOs são fermentados pela população microbiana intestinal, atuando como um prebiótico, ou seja, como um alimento para o crescimento e colonização seletiva de bactérias benéficas, como as do gênero Bifidobacterium e Lactobacillus, cepas comuns e predominantes no TGI saudável 3. A prevalência e dominância dessas bactérias é importante a fim de evitar a colonização do TGI por micro-organismos patogênicos, como a Salmonella, o rotavírus e a E. coli, que podem ocasionar quadros infecciosos e de queixas gastrointestinais, como diarreia e constipação 4, 5. Além disso, os HMOs auxiliam na inibição da adesão dessas bactérias patogênicas à superfície da mucosa intestinal, protegendo a integridade e a função da barreira do intestino 1.

 

Por tratarem-se de moléculas bioativas encontradas unicamente no leite materno, fontes análogas e sintéticas dos HMOs têm sido exploradas com o objetivo de promover esses benefícios para a população além dos lactentes 3. No entanto, os HMOs são moléculas altamente complexas e diversas em sua composição, de forma que as formas sintéticas atualmente disponíveis no mercado são de estruturas muito mais simples, que incluem os famosos frutooligossacarídeos (FOS) e os galactooligossacarídeos (GOS) 3.

 

Essas estruturas simples possuem um efeito prebiótico semelhante no TGI, aumentando a contagem bacteriana de bifidobactérias e lactobacilos; mas são incapazes de mimetizar todas as outras funções dos HMOs, mencionadas anteriormente 6. Além disso, a suplementação com essas fontes tem sido associada a ocorrência de efeitos colaterais no TGI, como inchaço e flatulência 7, 8.

 

Nesse sentido, pesquisadores observaram que tanto o leite quanto o colostro bovino são fontes potenciais de oligossacarídeos análogos aos HMOs. Os oligossacarídeos encontrados no leite bovino (BMO, do inglês bovine milk oligosaccharides) são estruturalmente semelhantes aos do leite humano, mais semelhantes, inclusive, do que a estrutura do FOS e do GOS 1, 3.

 

Figura 1. Representação esquemática da estrutura química de diferentes fontes de oligossacarídeos.

 

A maior concentração dos BMOs é encontrada no colostro bovino, que é o primeiro leite secretado, produzido até 72 horas após o parto. Tanto os HMOs quanto o BMOs, de forma geral, têm efeitos semelhantes como imunomoduladores no trato gastrointestinal e como agentes de inibição de patógenos, além disso, ambos desempenharem função como prebiótico, atuam na redução de doenças inflamatórias, participam da formação cerebral e facilitam a absorção de minerais.2.

 

Vale ressaltar, ainda, que o colostro bovino possui uma abordagem abrangente e multifacetada para a saúde digestiva, ao atuar de forma ativa na restauração da microbiota intestinal, no suporte ao reparo das mucosas danificadas, além dos efeitos no estímulo ao crescimento e aderência de probióticos no TGI 9. Dessa forma, a suplementação com colostro bovino é uma aliada na melhora da saúde gastrointestinal, além de ser segura e não estar associada a efeitos colaterais.

 

Produzido por: Pietra Sacramento Prado, BSc.

 

Referências

  1. Gopal P.K., Gill H.S. Br J Nutr. 2000;84 Suppl 1:S69-74.
  2. Sangild P.T., Vonderohe C., Melendez Hebib V., Burrin D.G. Nutrients. 2021;13(8).
  3. Zivkovic A.M., Barile D. Adv Nutr. 2011;2(3):284-289.
  4. Morrin S.T., McCarthy G., Kennedy D., Marotta M., et al. AMB Express. 2020;10(1):114.
  5. Mijan M., Lee Y.-K., Kwak H.-S. Korean Journal for Food Science of Animal Resources. 2011;31:631-640.
  6. Boehm G., Moro G. J Nutr. 2008;138(9):1818S-1828S.
  7. Dou Y., Yu X., Luo Y., Chen B., et al. Nutrients. 2022;14(16).
  8. Niittynen L., Kajander K., Korpela R. Galacto-oligosaccharides and bowel function: Scand J Food Nutr. 2007 Jun;51(2):62-6. doi: 10.1080/17482970701414596.
  9. Chandwe K., Kelly P. Nutrients. 2021;13(6).

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.