A obesidade já pode ser considerada uma epidemia no Brasil e no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, existem mais de 18 milhões de pessoas obesas só no Brasil. Mas o que será que fez esse “boom” acontecer? Como as mudanças nos nossos hábitos do dia a dia podem impactar?

 

O dia 04 de março – Dia Mundial da Obesidade, foi determinado a fim de aumentar a conscientização da população sobre a obesidade, suas causas e seus malefícios1. Segundo a Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Um indivíduo é considerado obeso quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 enquanto a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2, e aqueles que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem apresentar alguns prejuízos a saúde com o excesso de gordura2.

 

A obesidade é um dos principais fatores de risco para diversas doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como a diabetes tipo 2, as doenças cardiovasculares, a hipertensão, o acidente vascular cerebral e o câncer2 e, assim como todas as doenças crônicas, possui causas complexas provenientes de fatores dietéticos, de estilo de vida, genéticos, psicológicos, socioculturais, econômicos e ambientais2.

 

Além disso, ela afeta pessoas de todas as idades e de todos os grupos sociais nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, atingindo cerca de 650 milhões de pessoas em todo o mundo2. As taxas de obesidade quase triplicaram desde 1975 e aumentaram quase cinco vezes entre crianças e adolescentes. Mas, por que houve esse aumento tão significativo?

Figura 1. Prevalência de obesidade em adultos de 1975-2016. Adaptado de3.

 

Uma das possíveis justificativas para a ocorrência desse “boom” de obesidade se deve à transição nutricional, que consiste em uma considerável mudança na alimentação da população mundial, proveniente da urbanização, de avanços tecnológicos na área da indústria alimentícia, contribuindo para o surgimento dos alimentos e bebidas processados e ultraprocessados, que são ricos em gorduras, sódio e açúcares e com preços bem mais acessíveis alcançando todas as classes sociais, somado a inserção das mulheres no mercado de trabalho o que levou a chegada de restaurantes e redes de fast-food, além do sedentarismo que foi aumentando ao longo das últimas décadas. Assim, com o aumento da ingestão calórica e a redução do gasto energético, ao longo dos anos, desenvolveu-se a obesidade4, 5.

 

Dessa forma, para evitar a ocorrência da obesidade, é importante adquirir hábitos alimentares saudáveis, com o consumo variado de frutas, legumes e verduras e evitar os alimentos e bebidas ultraprocessados, bem como adotar uma rotina de exercícios diariamente. Procure um médico ou nutricionista para ajudá-lo a alcançar ou manter um peso saudável.

 

 

Referências:

  1. Saúde Md. 04/3 – Dia Mundial da Obesidade Biblioteca Virtual em Saúde2021 [Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/04-3-dia-mundial-da-obesidade-2/.
  2. Ministério da Saúde Brasil. 04/3 – Dia Mundial da Obesidade [Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/04-3-dia-mundial-da-obesidade/#:~:text=Pela%20defini%C3%A7%C3%A3o%20da%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Mundial,24%2C9%20kg%2Fm2.
  3. WHO GHO. Indicator: Prevalence of obesity among adults 2022 [Disponível em: https://ourworldindata.org/obesity.
  4. Popkin BM, Corvalan C, Grummer-Strawn LM. Lancet. 2020;395(10217):65-74.
  5. Baker P, Machado P, Santos T, Sievert K, Backholer K, Hadjikakou M, et al. Obesity reviews : an official journal of the International Association for the Study of Obesity. 2020;21(12):e13126.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.