Um novo estudo clínico mostra que a suplementação com óleo de krill ajuda a preservar massa muscular durante dietas de perda de peso.
Oslo, julho de 2025 – Um novo estudo clínico, recentemente publicado pela Escola de Medicina, Odontologia e Enfermagem da Universidade de Glasgow, mostra que a suplementação com óleo de krill, durante um protocolo de jejum intermitente em dias alternados, contribui para a preservação da massa magra, especialmente da massa muscular, além de atenuar a perda de força muscular. Este é o primeiro estudo do gênero a avaliar os efeitos do óleo de krill na manutenção da massa e força muscular durante a perda de peso induzida por dieta.
O crescente interesse global por intervenções voltadas à perda de peso – que vão desde dietas com restrição calórica até abordagens farmacológicas, como agonistas do receptor GLP-1 – tem gerado maior atenção às potenciais implicações da redução rápida de peso sobre a saúde. Uma das principais preocupações nesse contexto é a perda concomitante de massa muscular esquelética, o que pode comprometer a saúde metabólica, a função física e a capacidade de manutenção do peso a longo prazo. Embora o presente estudo não tenha incluído participantes em uso de terapias com GLP-1, os resultados oferecem insights relevantes aplicáveis a uma ampla variedade de estrtatégias de perda de peso.
“Embora a perda de peso seja frequentemente benéfica, uma consequência indesejada é que não perdemos apenas gordura, mas também músculo, explica o Dr. Stuart Gray, professor da Universidade de Glasgow e coautor do estudo. “Neste estudo, observamos que a suplementação com óleo de krill pode ajudar a preservar tanto a massa muscular quanto a força durante a perda de peso. Considerando que a manutenção da musculatura é fundamental para a saúde geral e a qualidade de vida, esses resultados são extremamente relevantes.”
Contexto do estudo clínico
O estudo partiu da premissa de que a perda de peso associada a dietas de jejum intermitente pode resultar em redução da massa muscular, com impactos negativos na força muscular. Diante disso, os cientistas da Universidade de Glasgow levantaram a hipótese de que o óleo de krill — uma fonte rica em ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 de cadeia longa — poderia ajudar a atenuar esse declínio.
A hipótese foi testada em um estudo clínico randomizado, controlado por placebo, conduzido com 52 adultos, entre 25 e 65 anos, com índice de massa corporal (IMC) acima da média.
Os participantes receberam diariamente 4g de óleo de krill Superba™ Boost ou 4g de óleo vegetal (placebo), antes e durante o período da dieta. As cápsulas de óleo de krill e de placebo foram fornecidas pela Aker BioMarine. Nos dias de jejum, os participantes consumiram até 500 kcal dentro de uma janela de duas horas. Já nos dias de alimentação, foram orientados a manter uma alimentação habitual, evitando excessos.
Resultados do estudo
Ao final do período de intervenção, os 41 participantes que completaram o estudo foram submetidos a uma bateria de avaliações, incluindo testes de força de preensão manual, desempenho no teste de levantar da cadeira, análise da composição corporal e perfil de ácidos graxos. O grupo que recebeu a suplementação com óleo de krill apresentou resultados significativamente superiores em comparação ao grupo placebo, conforme descrito a seguir:
- Menor perda de massa muscular;
- Menor redução da força de preensão manual;
- Melhora no desempenho do teste de levantar da cadeira (menor tempo);
- Redução mais significativa da pressão arterial sistólica;
- Aumento nos níveis de ácidos graxos EPA e DHA, bem como do índice ômega-3.
Com base nos resultados, os pesquisadores concluíram que a suplementação com 4g diários de óleo de krill, durante um período de perda de peso, pode ajudar a reduzir a perda de massa e força muscular, configurando-se como uma estratégia viável para mitigar alguns dos efeitos indesejados frequentemente associados à perda de peso. Eles também destacaram a importância de estudos futuros para investigar os mecanismos biológicos envolvidos na atuação do óleo de krill sobre a preservação da função muscular.
“Estamos muito satisfeitos em continuar nossa colaboração com a Universidade de Glasgow para aprofundar o entendimento sobre os efeitos positivos do óleo de krill na massa e na função muscular”, afirma Line Johnsen, Vice-Presidente Sênior de Pesquisa e Desenvolvimento de Ingredientes para Saúde Humana da Aker BioMarine. “Já conduzimos estudos clínicos com o Dr. Gray e sua equipe demonstrando o impacto do krill na força e na massa muscular ao longo do envelhecimento, e este novo estudo complementa e reforça nosso conhecimento nessa área.
Acesse o estudo completo da Universidade de Glasgow aqui
Sobre a Aker BioMarine
A Aker BioMarine é líder em inovação na área da saúde humana, desenvolvendo ingredientes derivados do krill para aplicações em nutrição. Com forte presença global, a empresa é a maior fornecedora mundial de krill – uma fonte natural e potente para a promoção da saúde, extraída das águas puras da Antártida. Seu portfólio inclui o Superba™ Krill Oil e o óleo de alga Riverview™, voltados à saúde e bem-estar. Mais informações estão disponíveis em: www.akerbiomarine.com.
Sobre a Universidade de Glasgow
A Universidade de Glasgow está entre as 100 melhores universidades do mundo, segundo os rankings THE e QS, e foi eleita Universidade do Ano de 2022 pelo The Times e Sunday Times. Membro do prestigiado Russell Group, que reúne as principais instituições de pesquisa do Reino Unido, a universidade possui uma receita anual de pesquisa superior a £180 milhões. Reconhecida como uma instituição de pesquisa intensiva e líder global, a Universidade de Glasgow está comprometida com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e estabeleceu a meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2030. Foi a primeira universidade do Reino Unido a anunciar o fim de seus investimentos em combustíveis fósseis dentro de uma década e a primeira na Escócia a declarar Emergência Climática. Em 2021, a instituição recebeu o Prêmio de Aniversário da Rainha pelo serviço nacional prestado durante a pandemia de Covid-19.
Veja outras publicações da Kilyos sobre o Óleo de Krill