Resultados do estudo clínico com óleo de krill na preservação da massa muscular

 

Um novo estudo clínico mostra que a suplementação com óleo de krill ajuda a preservar massa muscular durante dietas de perda de peso.

 

Oslo, julho de 2025 – Um novo estudo clínico, recentemente publicado pela Escola de Medicina, Odontologia e Enfermagem da Universidade de Glasgow, mostra que a suplementação com óleo de krill, durante um protocolo de jejum intermitente em dias alternados, contribui para a preservação da massa magra, especialmente da massa muscular, além de atenuar a perda de força muscular. Este é o primeiro estudo do gênero a avaliar os efeitos do óleo de krill na manutenção da massa e força muscular durante a perda de peso induzida por dieta.

 

O crescente interesse global por intervenções voltadas à perda de peso – que vão desde dietas com restrição calórica até abordagens farmacológicas, como agonistas do receptor GLP-1 – tem gerado maior atenção às potenciais implicações da redução rápida de peso sobre a saúde. Uma das principais preocupações nesse contexto é a perda concomitante de massa muscular esquelética, o que pode comprometer a saúde metabólica, a função física e a capacidade de manutenção do peso a longo prazo. Embora o presente estudo não tenha incluído participantes em uso de terapias com GLP-1, os resultados oferecem insights relevantes aplicáveis a uma ampla variedade de estrtatégias de perda de peso.

 

“Embora a perda de peso seja frequentemente benéfica, uma consequência indesejada é que não perdemos apenas gordura, mas também músculo, explica o Dr. Stuart Gray, professor da Universidade de Glasgow e coautor do estudo. “Neste estudo, observamos que a suplementação com óleo de krill pode ajudar a preservar tanto a massa muscular quanto a força durante a perda de peso. Considerando que a manutenção da musculatura é fundamental para a saúde geral e a qualidade de vida, esses resultados são extremamente relevantes.”

 

Contexto do estudo clínico

 

O estudo partiu da premissa de que a perda de peso associada a dietas de jejum intermitente pode resultar em redução da massa muscular, com impactos negativos na força muscular. Diante disso, os cientistas da Universidade de Glasgow levantaram a hipótese de que o óleo de krill — uma fonte rica em ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 de cadeia longa — poderia ajudar a atenuar esse declínio.

 

A hipótese foi testada em um estudo clínico randomizado, controlado por placebo, conduzido com 52 adultos, entre 25 e 65 anos, com índice de massa corporal (IMC) acima da média.

 

Os participantes receberam diariamente 4g de óleo de krill Superba™ Boost ou 4g de óleo vegetal (placebo), antes e durante o período da dieta. As cápsulas de óleo de krill e de placebo foram fornecidas pela Aker BioMarine. Nos dias de jejum, os participantes consumiram até 500 kcal dentro de uma janela de duas horas. Já nos dias de alimentação, foram orientados a manter uma alimentação habitual, evitando excessos.

 

Resultados do estudo

 

Ao final do período de intervenção, os 41 participantes que completaram o estudo foram submetidos a uma bateria de avaliações, incluindo testes de força de preensão manual, desempenho no teste de levantar da cadeira, análise da composição corporal e perfil de ácidos graxos. O grupo que recebeu a suplementação com óleo de krill apresentou resultados significativamente superiores em comparação ao grupo placebo, conforme descrito a seguir:

 

  • Menor perda de massa muscular;
  • Menor redução da força de preensão manual;
  • Melhora no desempenho do teste de levantar da cadeira (menor tempo);
  • Redução mais significativa da pressão arterial sistólica;
  • Aumento nos níveis de ácidos graxos EPA e DHA, bem como do índice ômega-3.

 

Com base nos resultados, os pesquisadores concluíram que a suplementação com 4g diários de óleo de krill, durante um período de perda de peso, pode ajudar a reduzir a perda de massa e força muscular, configurando-se como uma estratégia viável para mitigar alguns dos efeitos indesejados frequentemente associados à perda de peso. Eles também destacaram a importância de estudos futuros para investigar os mecanismos biológicos envolvidos na atuação do óleo de krill sobre a preservação da função muscular.

 

“Estamos muito satisfeitos em continuar nossa colaboração com a Universidade de Glasgow para aprofundar o entendimento sobre os efeitos positivos do óleo de krill na massa e na função muscular”, afirma Line Johnsen, Vice-Presidente Sênior de Pesquisa e Desenvolvimento de Ingredientes para Saúde Humana da Aker BioMarine. “Já conduzimos estudos clínicos com o Dr. Gray e sua equipe demonstrando o impacto do krill na força e na massa muscular ao longo do envelhecimento, e este novo estudo complementa e reforça nosso conhecimento nessa área.

 

Acesse o estudo completo da Universidade de Glasgow aqui

 

Sobre a Aker BioMarine

 

A Aker BioMarine é líder em inovação na área da saúde humana, desenvolvendo ingredientes derivados do krill para aplicações em nutrição. Com forte presença global, a empresa é a maior fornecedora mundial de krill – uma fonte natural e potente para a promoção da saúde, extraída das águas puras da Antártida. Seu portfólio inclui o Superba™ Krill Oil e o óleo de alga Riverview™, voltados à saúde e bem-estar. Mais informações estão disponíveis em: www.akerbiomarine.com.

 

Sobre a Universidade de Glasgow 

 

A Universidade de Glasgow está entre as 100 melhores universidades do mundo, segundo os rankings THE e QS, e foi eleita Universidade do Ano de 2022 pelo The Times e Sunday Times. Membro do prestigiado Russell Group, que reúne as principais instituições de pesquisa do Reino Unido, a universidade possui uma receita anual de pesquisa superior a £180 milhões. Reconhecida como uma instituição de pesquisa intensiva e líder global, a Universidade de Glasgow está comprometida com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e estabeleceu a meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2030. Foi a primeira universidade do Reino Unido a anunciar o fim de seus investimentos em combustíveis fósseis dentro de uma década e a primeira na Escócia a declarar Emergência Climática. Em 2021, a instituição recebeu o Prêmio de Aniversário da Rainha pelo serviço nacional prestado durante a pandemia de Covid-19.

 

 

Veja outras publicações da Kilyos sobre o Óleo de Krill

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.