Tendência no mercado de suplementos alimentares e produtos com ação antioxidante, a astaxantina é um nutriente promissor para a saúde humana que vem ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores.

 

A astaxantina é um carotenoide de cor avermelhada, encontrado em algumas algas, bactérias, fungos e crustáceos, e amplamente distribuído no pigmento vermelho de frutos do mar como camarão, salmão, truta, caranguejo e lagosta [1, 2]. Dentre as substâncias antioxidantes, a astaxantina apresenta a maior capacidade, chegando a ser 6000 vezes mais potente que a vitamina C [3].

 

Há mais de 30 anos, a AstaReal®  é a empresa líder no mercado mundial de astaxantina, oferecendo produtos de alta qualidade e segurança. Mas quais os diferenciais da AstaReal®? E por que a escolha do fornecedor é tão importante?

 

  1. Fonte natural de astaxantina

A AstaReal® é pioneira na produção da astaxantina natural, sendo a primeira empresa a produzir a matéria-prima a partir da alga Haematococcus pluvialis. Dentre os organismos produtores, a microalga verde H. pluvialis é a principal fonte de astaxantina, uma vez que consegue acumular esse carotenoide em torno de 4-5% do seu peso seco, quando induzida por fatores ambientais.

 

  1. Método de produção indoor da astaxantina

A alga produtora da astaxantina AstaReal® é cultivada em fotobiorreatores estruturados em aço inoxidável, com controle preciso dos fatores indutores do cultivo, como a umidade, a temperatura e o pH. O cultivo da H. pluvialis indoor também protege a alga da contaminação por agentes biológicos, proporcionando um processo mais seguro e estéril, ao contrário do que ocorre na produção por outros fabricantes, onde a alga é cultivada ao ar livre e sem controle das condições de produção.

 

No cultivo ao ar livre, há maior risco de contaminação e produtividade variável de astaxantina pelas algas. Isso ocorre porque, devido ao menor controle dos fatores indutores da produção do carotenoide no ambiente externo, muitas vezes a extração da astaxantina é feita com a alga ainda em sua fase intermediária de produção, caracterizada pelo baixo teor de astaxantina e alto teor de clorofila. Por sua vez, a clorofila degrada a astaxantina, diminuindo sua estabilidade, além de causar sensibilidade da pele e erupções cutâneas em alguns indivíduos.

 

  1. Garantia de suprimento

A AstaReal® é a única marca com 2 unidades fabris de última geração, dedicadas à produção de astaxantina natural, sendo uma localizada nos EUA e outra na Suécia. A alta tecnologia utilizada se reflete na produção de uma matéria-prima de qualidade e padrão consistente, além de garantir uma reserva de contingência.

 

  1. Embasamento científico

A AstaReal® também é conhecida por ser a marca de astaxantina mais estudada, totalizando 150 estudos científicos. É a única marca de astaxantina natural embasada por mais de 60 estudos clínicos em diferentes cenários, como saúde cardiovascular, saúde ocular, resistência e desempenho muscular, função cognitiva e saúde e beleza da pele.

 

  1. Certificações

A astaxantina da AstaReal® possui diversas certificações de qualidade e segurança, obtidas de grandes organizações internacionais, como o FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos. A United States Pharmacopeia (USP) definiu a matéria-prima da AstaReal® como material de referência para testes de conformidade de outras marcas de astaxantina. Além disso, trata-se de um produto livre de substâncias geneticamente modificadas (GMO free) e não possui derivados de animais.

A astaxantina é um nutriente com diversos benefícios para a saúde humana, no entanto, o processo de produção é crucial para a garantia da segurança desse composto. Portanto, na hora da escolha do fornecedor, opte por uma marca reconhecida e tenha certeza de estar adquirindo produtos de alta qualidade.

 

 

Produzido por: Pietra Sacramento Prado, BSc e Renata Cavalcanti, PhD

 

 

Referências

  1. Kidd P. Altern Med Rev. 2011;16(4):355-364.
  2. Ambati R.R., Phang S.M., Ravi S., Aswathanarayana R.G. Mar Drugs. 2014;12(1):128-152.
  3. Nishida Y.Y., E.; Miki, W. Carotenoid Science. 2007;111:16-20.

Disclaimer

O conteúdo do site não se destina a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Todas as informações são baseadas em evidências científicas, porém fornecidas apenas para fins informativos e com o objetivo de exercer uma comunicação business-to-business (B2B).

Disclaimer

The content of the website is not intended to diagnose, treat, cure or prevent any disease. All information is based on scientific evidence but provided for informational purposes only and with the aim of exercising business-to-business (B2B) communication.

Disclaimer

El contenido del sitio web no está destinado a diagnosticar, tratar, curar o prevenir ninguna enfermedad. Toda la información se basa en evidencia científica, pero se proporciona solo con fines informativos y con el objetivo de ejercer la comunicación de empresa a empresa.